O Google projetou o Chrome para prevenir que inevitáveis falhas em sites não fizessem o navegador inteiro travar. Mas essa doce estabilidade vem ao custo de muita memória RAM quando inúmeras abas estão abertas. Existem ferramentas que ajudam a controlar este voraz apetite do Chrome, mas transformar a manutenção de abas em um jogo talvez seja uma das melhores soluções (ou pelo menos a mais divertida).

Usar administradores de abas como TooManyTabs ou o TabWrangler ajuda a prevenir que navegador fique sobrecarregado, mas isso é tão simples quanto dar um peixe a alguém. Agora, caso você ensine este alguém a pescar – ou a manter as abas do Chrome em um número mínimo – você garantirá que computadores não precisem consumir tanto RAM. E é isso o que o Tabagotchi, um adorável clone virtual do bichinho virtual, promete fazer.

Com a extensão Tabagotchi instalada, toda vez que você abrir uma nova aba, você será cumprimentado pelo seu bichinho virtual. Mas neste caso não é necessário alimentá-lo, limpá-lo ou brincar com ele para mantê-lo vivo. Você precisa apenas manter o mínimo de abas abertas. Cada aba aberta no Chrome faz com que Tabagotchi perca quatro pontos em sua barra de energia, tornando-o mais bravo e próximo da morte a cada busca aleatória que você faz no Google.

Caso você seja um acumulador de abas, esta pode ser uma maneira bem divertida de controlar o seu vício. Mas isso também significa que você se importa mais com a vida de um bichinho virtual do que com a sua lista de fantásticos textos do Gizmodo que você salvou para ler depois.

[Tabagotchi via Swissmiss]