Há quase um ano, a Microsoft prometeu que tornaria o controle do Xbox One compatível com Windows. A empresa avisou que isso iria demorar, mas os drivers estão prontos e já foram lançados. Só não queira jogar sem fios no PC.

Sim, o controle funciona com ou sem fios no Xbox One: se você o conecta via micro-USB, as funções wireless são desativadas, e todos os dados passam pelo fio. Mas o PC requer que você use cabo: ainda não há um receptor wireless para o controle do Xbox One (e o receptor do Xbox 360 não funciona com ele).

O Xbox One tem seus defeitos – o controle de voz que às vezes se engana, o Kinect que não reconhece você – mas o controle é impecável. E dada a recente avalanche de jogos para PC, é ótimo poder aproveitá-los com um controle melhor. Os drivers serão distribuídos automaticamente via Windows Update, mas você já pode baixá-los aqui.

kinect windows v2

A Microsoft também aproveitou para anunciar que o novo Kinect para Windows entrou em pré-venda por US$ 199 em 22 países (nenhum deles é o Brasil). O dispositivo é bem semelhante ao do Xbox One: câmera 1080p, módulo infravermelho para ver no escuro e reconhecimento de voz – saiba mais sobre ele aqui.

No Windows, o Kinect tem aplicações que vão além de jogos, desde realizar gestos multitoque no ar a ver dentro do seu crânio usando realidade aumentada. E assim, cada vez mais peças do Xbox One chegam ao PC – talvez até os jogos, já que eles são feitos em arquitetura x86. [Xbox; Kinect via The Next Web]