Para celebrar o centenário do nascimento de Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte, o país fez um desfile militar. Um desfile onde os soldados marcham de uma forma muito bizarra, e onde a Coreia exibiu armas novas, como este possível míssil balístico intercontinental (ICBM) – que, no entanto, pode ser falso.

A Coreia do Norte tentou lançar um foguete na semana passada, mas fracassou: momentos após o lançamento, o foguete se desmantelou em vários pedaços e caiu no mar. Então o desfile tem um timing ótimo: galera, esquece que a gente ameaçou o mundo com um foguete gigante – olha só este outro foguete gigante. Esse aqui vai dar certo! Levem-nos a sério! Ou senão faremos nossa sociedade retrógrada reinar sobre o maligno Ocidente.

Ou, como o próprio gordinho ditador Kim Jong-un disse: “nós não confiamos em armas modernas, e sim em nossos queridos soldados e comandantes”. Não, peraí, Kim – não é assim que se assusta as pessoas. E se vocês não confiam em armas modernas, então por que mostraram esse megafoguete no desfile? Como repara a Fox News:

Aparentemente implacável entre os foguetes no desfile, de acordo com os locais estava um nunca visto antes. Nós percebemos que ele é grande (precisando de um caminhão de 8 eixos para carregá-lo) e bastante grosso.

O foguete e algumas aeronaves não-tripuladas (foto abaixo) também foram exibidos no desfile. Como o foguete pode ser falso, de acordo com analistas consultados pela Fox News, estamos imaginando que os coreanos tenham feito um ótimo trabalho usando papel-machê. [Fox News via The Aviationist]

 

Vídeo:

Fotos: David Guttenfelder/AP, Ng Han Guan/AP