_Eletrônicos

Uma correção de software pode impedir que cabos do novo padrão USB destruam dispositivos

Agora os cabos vão verificar se são ou não legítimos - se não forem, não vão realizar nenhum tipo de transferência de dados ou energia.

O padrão USB-C é fantástico para praticamente tudo, a não ser que você use um cabo barato, o que pode acidentalmente fritar o seu notebook. O pessoal por trás do USB-C compreensivelmente vê isso como um problema, e uma correção está a caminho.

>>> Cabos baratos do novo padrão USB podem fritar seu computador ou celular

A solução é simples: quando você pluga um cabo USB-C que foi verificado pelos USB Implementers Forum (USB-IF), ele conversa com o seu dispositivo a partir de uma conexão criptografada para confirmar que é legítimo, e que tipo de recarga ou transferência de dados ele consegue suportar.

A autenticação acontece antes de qualquer dado ou energia ser transferido entre os dispositivos, o que deve dar um fim aos cabos de baixa qualidade que fritam os dispositivos aos quais estão conectados.

Isso também abre espaço para algumas possibilidades futuras preocupantes: no momento, existe uma indústria de pessoas produzindo cabos Lightning para iPhone de US$ 3, sem se preocupar com os padrões estabelecidos pela Apple. Se dispositivos forem configurados para só aceitar cabos ou acessórios verificados, é fácil ver fabricantes abusando do programa para forçar todo mundo a gastar fortunas em cabos oficiais.

De todos os modos, provavelmente vai demorar um tempo até que esse programa comece a nos afetar. Dispositivos existentes que podem receber atualização de firmware vão ser atualizados para o novo padrão, mas cabos e acessórios simples precisarão ser substituídos. Mesmo se fabricantes de hardware abraçarem o programa imediatamente, apenas daqui há alguns meses ou anos veremos esses padrões por aí. Enquanto isso, lembre-se de conferir o que você está comprando.

[Ars Technica]

Sair da versão mobile