_Microsoft

Assistente digital Cortana está a caminho do iOS e Android, mas com limitações

A competente assistente pessoal da Microsoft não será tão integrada ao iOS e Android como no Windows Phone, mas ainda será bem útil.

A Cortana está a caminho do iOS e do Android. A Microsoft anunciou que vai levar a sua competente assistente digital para outras plataformas e, assim, colocar um pouco do Windows em todos os dispositivos do mundo.

Mas não espere uma Cortana completa no seu iPhone ou Android. A Microsoft não conseguirá integrar a Cortana aos sistemas do Google e da Apple do mesmo jeito que faz com seu próprio Windows Phone (e, em breve, com a família Windows 10), mas ainda assim ela promete entregar uma assistente bastante útil, que exibe notificações com resultados de esportes, seus voos, além de definir lembretes e muito do que a Cortana já faz no Windows Phone.

A Cortana chegará ao iOS e ao Android no formato de um app separado que deve dar as caras na App Store e na Google Play Store em junho. Para integrá-la ao seu PC, a Microsoft também disponibilizará um app chamado Phone Companion. Ao abri-lo, o app perguntará qual é o seu sistema móvel. Se for o Windows Phone, a configuração será automática.

No caso do Android e iPhone, você precisará seguir alguns passos para fazer PC e smartphone conversarem através da assistente da Microsoft. O vídeo abaixo (em inglês) mostra um pouco do funcionamento deste app:

A chegada da Cortana às outras plataformas já era esperada há algum tempo. A estratégia de tornar a assistente multiplataforma é similar ao que o Google faz com o Now, que também aparece no iOS, mesmo que com muito mais limitações do que em sua versão de Android. [Microsoft via The Verge]

Sair da versão mobile