A Cortana vem conquistando espaço no Windows 10 e no novo navegador Spartan, e parece que a assistente de voz também vai chegar ao pacote Office.

>>> 50 coisas que a Cortana pode fazer agora mesmo

Segundo Tom Warren, guru de notícias sobre a Microsoft no The Verge, a empresa está testando um app “Assistente de Trabalho” que permitirá aos usuários abrir, editar e compartilhar conteúdo apenas com comandos de voz e a Cortana.

Por enquanto, isso é apenas um protótipo, mas a intenção é integrar a Cortana ao Office em breve. Citando fontes familiarizadas com os planos, Warren diz que a Microsoft pretende trazer o recurso para desktops e smartphones.

Talvez a implicação mais interessante é que o app pode trazer recursos da Cortana para outras plataformas, dada a atual obsessão da Microsoft em levar seus serviços a outros sistemas operacionais. Warren explica:

Dado o recente lançamento do Office para iOS e Android, e um contínuo foco em oferecer serviços e aplicativos em todas as plataformas, não deveria ser surpresa que a Cortana seguirá os mesmos passos. O Business Insider relatou em novembro que Julie Larson-Green, da Microsoft, confirmou que a Cortana chegará a outros sistemas operacionais, e a integração com o Office faz parte de uma série de planos para a assistente digital.

O Clippy foi uma ideia à frente de seu tempo – e foi executada horrivelmente. Desde então, o clipe de papel excessivamente amigável se tornou uma piada que até mesmo a Microsoft resolve usar de vez em quando.

Dizer que a Cortana será o Clippy 2.0 não é exatamente preciso. O Clippy era um clipe de papel com olhos esbugalhados que se intrometia quando achava que você precisava de ajuda. A Cortana, lançada no Windows Phone, já é muito mais sutil e útil.

Ainda assim, é basicamente uma ideia semelhante: ela deve oferecer ajuda automatizada dentro do Office. Esperamos que desta vez, a Microsoft fique realmente orgulhosa da assistente que eles criaram. [The Verge]