Em janeiro, a Microsoft revelou seu novo navegador Spartan: ele deixa para trás as piores partes do Internet Explorer e traz integração com a assistente pessoal Cortana. Vamos dar uma olhada mais de perto em como isso funciona.

>>> Como o navegador Spartan eliminou as piores partes do Internet Explorer

O WinBeta obteve acesso a um build do Windows 10 que já inclui a Cortana no Spartan, e mostra em vídeo como ela deixa o navegador mais esperto:

A assistente vai aparecer em duas ocasiões: primeiro, se ela tiver mais informações sobre um site que você está visitando. Por exemplo, se você abrir um site de restaurante, a Cortana vai saltar na barra de endereços: clique nela, e surgirá uma barra lateral com local, horários de atendimento, telefones e resenhas.

Ela também vai aparecer se você selecionar palavras para saber mais sobre elas. Por exemplo, se você não conhecer um termo, basta clicar com o botão direito e depois em “Perguntar à Cortana”: ela vai exibir a definição para você.

Cortana no Spartan (2)

A Cortana não faz barulho nem se ativa automaticamente, portanto não interrompe sua navegação: ela só aparece quando você quiser – está longe de ser um Clippy 2.0.

O Spartan também traz alguns outros recursos, como o modo de leitura e anotações usando caneta stylus. Zac Bowden, do WinBeta, diz que estranhou voltar para outros navegadores: “parece que tem algo faltando no Google Chrome e no IE11”.

Você poderá testar o Spartan no Windows 10 ainda este mês, segundo o The Verge, quando a Microsoft lançar uma atualização para o sistema. E você já pode ir se preparando: saiba como instalar a versão Preview neste link. [WinBeta]

Imagens por WinBeta/YouTube