_Windows

Cortana em português e as novidades da atualização de aniversário do Windows 10

A partir desta terça-feira (2), usuários do Windows 10 vão receber a atualização de aniversário do sistema, incluindo a Cortana falando o nosso português.

A Microsoft lança hoje a atualização de aniversário de um ano do Windows 10, e entre as principais novidades está a versão em português da Cortana. Finalmente!

As novidades da próxima grande atualização do Windows 10
Atualização de aniversário do Windows 10 chega em agosto

Já falamos um pouco sobre a atualização de aniversário do Windows 10, mas vamos lembrar alguns dos principais pontos dela. Além da Cortana (falaremos mais dela mais para frente), o update do sistema traz melhorias no navegador Edge, novas funcionalidades para a plataforma de biometria Windows Hello e novos recursos para o Windows Ink, que reconhece canetas stylus usadas no Windows 10.

Novas funcionalidades para recursos antigos

No caso do navegador Edge, a grande novidade é a inclusão de extensões. Finalmente vai dar para baixar algumas aplicações criadas por terceiros para incrementar o browser – seja um bloqueador de anúncios, o Microsoft Translator, ou qualquer outro tipo de extensão que Mozilla Firefox e Google Chrome usam há tempos. As extensões começaram a aparecer na versão beta do Edge em março, e agora vão estar disponíveis na versão final do Edge – ou seja, todo mundo vai poder usar.

O Windows Ink é o recurso de reconhecimento de escrita do Windows 10 que foi mais integrado ao sistema na atualização. Quem tem um notebook com touchscreen e uma sylus ativa pode fazer anotações na tela e o Windows 10 vai reconhecê-las.

Mas mais do que isso, essas anotações ficaram inteligentes. Se em um app de notas você escreve o número de um voo, por exemplo, a Cortana reconhece esse número e exibe informações do Bing sobre ele. Se você escreve um lembrete com horário, ela pergunta se deseja adicionar aquilo à sua agenda.

Já o Windows Hello, o recurso de biometria do Windows 10, também foi mais profundamente integrado ao sistema e agora funciona para desbloquear apps e sites. Sites de banco, por exemplo, podem usar câmeras 3D ou leitores de digitais para permitir acesso e transações bancárias – embora a Microsoft enfatize que nenhum site brasileiro ainda ofereça suporte a isso.

Apps, por outro lado, têm. Se você tiver uma câmera 3D ou um leitor de digitais no seu computador (não pode ser uma câmera comum), pode usar seu rosto ou seus dedos para liberar acesso ao Dropbox, por exemplo, ou para autorizar uma compra dentro da Windows Store sem precisar digitar nenhuma senha. Isso além do que o Hello já fazia – como desbloquear o computador.

A Cortana agora te entende

Mas a grande novidade para o Brasil é a Cortana falando o nosso português, o que vinha sendo prometido há algum tempo e entrou em fase de testes no começo do ano.

Como falamos em março, a Cortana pede para você falar algumas frases quando está sendo configurada para entender exatamente como é sua voz, velocidade de fala e algumas outras coisas. Depois disso, ela fica sempre ativa esperando o comando “Ei Cortana” para ajudá-lo no que você quiser (ou, se ela não reconhecer o comando, você pode clicar no botão com microfone que fica na barra de busca do Windows 10).

Durante uma demonstração feita na semana passada na Microsoft, representantes da companhia falaram um pouco sobre o processo de localização da Cortana. O trabalho foi muito além de simplesmente traduzir os comandos que ela vai entender. A Cortana brasileira tem personalidade própria e faz até piadinhas de vez em quando. Ela entende regionalismos, e aprende com o passar do tempo. “A Cortana de hoje é muito diferente do que será a Cortana daqui a seis ou doze meses”, explicou Gustavo Lang, diretor do Windows no Brasil.

O importante em assistentes digitais é que, para eles realmente funcionarem, precisam entender exatamente não só o que você está falando, mas como você fala, e o contexto do que você fala. Não basta dar uma lista de comandos diferentes da forma como as pessoas conversam. Assim, ninguém vai precisar perguntar “Ei, Cortana, qual é a previsão do tempo para hoje?” – embora isso funcione. Em vez disso, fale “Será que eu preciso levar um guarda-chuva?” e ela vai entender o que você quer, e vai dar a resposta que você precisa.

Começando com essa atualização, a Cortana também estará disponível na tela de bloqueio do Windows 10, e é só falar “Ei, Cortana” próximo ao computador – bloqueado ou não – para ela funcionar.

***

A atualização de aniversário do Windows 10 começa a ser distribuída hoje, mas não vai chegar imediatamente a todos os usuários. A Microsoft diz que ela deve demorar algumas semanas para estar em todos os computadores – então se você ainda não tiver a opção de atualizar hoje, é só esperar um tempinho até que tudo se resolva.

Sair da versão mobile