_Robôs

Você nem terminou de ler esta manchete, e esta máquina já resolveu um cubo mágico

Há mais ou menos um ano, um robô chamado Sub1 solucionou um Cubo de Rubik (ou cubo mágico) em 0,637 segundos, ganhando o título de robô mais rápido solucionando o problema no Guinness World Record. Essa honra, no entanto, parece estar ameaçada, pois uma dupla de engenheiros demonstrou um novo robô que soluciona um Cubo […]

Há mais ou menos um ano, um robô chamado Sub1 solucionou um Cubo de Rubik (ou cubo mágico) em 0,637 segundos, ganhando o título de robô mais rápido solucionando o problema no Guinness World Record. Essa honra, no entanto, parece estar ameaçada, pois uma dupla de engenheiros demonstrou um novo robô que soluciona um Cubo de Rubik na metade do tempo: meros 0,38 segundos.

De acordo com o blog criado por Ben Katz e Jared Di Carlo para mostrar sua “Mecanismo de Rubik”, o robô utiliza seis motores Kollmorgen ServoDisc U9 – geralmente utilizados em braços robóticos de alta precisão e alta velocidade – para manipular o cubo em velocidades vultuosas. Ao olho nu, os movimentos não são nada além de um borrão momentâneo formado pelo plástico colorido que rapidamente se organiza.

O Mecanismo de Rubik também conta com um par de câmeras Playstation Eye para analisar e calcular uma solução eficiente ao Cubo de Rubik antes de fazer qualquer movimento, o que contribui na velocidade.

Os criadores dizem que também desenvolveram controles especiais para os seis motores do robô para garantir que eles não se movimentem ao mesmo tempo. Caso os movimentos se atropelem, mesmo que por um centésimo de segundo, o cubo é destruído, conforme demonstrado no vídeo abaixo.

O robô de Katz e Di Carlo ainda não foi avaliado oficialmente pelo Guinness, o que é lamentável, pois os criadores afirmam que poderiam resolver o Cubo de Rubik em ainda menos tempo que os 0,38 segundos. Melhorar a eficiência do robô, no entanto, requer um demorado debugging que a dupla não parece tão interessada em fazer para conseguir apenas um pedaço de papel e mais quinze minutos de fama virtual.

[Built Its via TechCrunch]

Sair da versão mobile