Ontem à noite, veículos como Ego e UOL Televisão caíram em uma pegadinha de que o ator Selton Mello iria fazer papel na série Game of Thrones. A informação parecia vir de um site americano de notícias, mas na verdade foi criada com o SHRTURL: ele permite editar o texto e imagens de uma página, dando-lhe ares de autenticidade – mesmo sendo falsa.

Dado que, recentemente, os boatos falsos estão se espalhando mais do que nunca – e dada a guerra de desinformação que deve começar antes das eleições – é melhor ficar de olho nos links que você clica.

O SHRTURL é terrivelmente simples de usar: basta pegar a URL de uma notícia, clicar em “Edit” e mudar o título, texto e imagens – é só clicar e digitar. Depois basta clicar em “Save & Finish” e o estrago está feito.

shrturl gizmodo 2

Pior: eles ainda oferecem um link pelo bit.ly, para tudo parecer menos suspeito. As páginas duram 48 horas e são deletadas automaticamente.

shrturl done

Esta é uma criação diabólica do designer Alexander Griffioen, do The Next Web. O SHRTURL parece existir há apenas uma semana, mas chamou a atenção de todos ontem, quando um post falso do TechCrunch se espalhou pela internet. (O TechCrunch teve até que desmentir a história.)

Mas o post do Selton Mello teve um impacto ainda maior: foram 42.000 visualizações no post falso do TechCrunch, contra mais de 136.000 no boato de Game of Thrones. Você pode ver esse número no final da página, junto à pequena mensagem “esta é uma página hoax do SHRTURL”:

shrturl hoax

O boato ganhou força ontem à noite depois que foi publicado no Ego às 21h38. Alguns minutos depois, o link para o SHRTURL aparecia na Dilma Bolada, página de humor no Facebook com 1,1 milhão de curtidas. Outros sites também reproduziram a “notícia”; só hoje de manhã, após as 9h, alguns se corrigiram (e outros, não).

É fácil entender por que os sites caíram na pegadinha: a notícia apareceu depois das 21h, e provavelmente qualquer preocupação em checar fatos ficou de lado. Ninguém estranhou que a notícia estava no BreatheCast, “a maior e mais extensa fonte on-line para música cristã”. E o texto dizia que a informação na verdade era do site Winter is Coming, que jamais mencionou o nome de Selton Mello.

Infelizmente, mesmo com o boato desmentido, muitos ainda o comentam como se fosse um fato. Então repasse o aviso: se o link vier do SHRTURL.co, é mentira.

[h/t @roteirodecinema]