A Cydia tem sido o centro do mercado cinza do iPhone já há algum tempo, mas o desenvolvedor Jay Freeman planeja transformar o gerenciador de aplicativos desbloqueados em um concorrente discutivelmente lícito da App Store.

A conversão da Cydia em uma loja apropriada de aplicativos não é muito complicado e mais ou menos se resume ao Freeman acrescentar um serviço centralizado de pagamento pelos softwares. No entanto, suas ambições de concorrência não são tão sutis assim: ele contou ao WSJ que “o objetivo por fim é dar escolha” e que ele planeja equiparar ou mesmo superar a comissão da Apple por aplicativos baixados.

Aplicativos pagos já estão disponíveis na Cydia, mas a compra precisa ser feita aplicativo por aplicativo, geralmente por meio de um esquema desajeitado de código de produto ou PayPal. Apesar de um sistema de pagamento centralizado na Cydia tornar a compra de aplicativos – tais como o Snapture ou o PDAnet – muito mais simples, além de fomentar a inovação para aplicativos não-sancionados potencialmente úteis, mas também proporcionaria à Apple um alvo unificado caso eles decidam arremessar advogados contra este lance de aplicativos desbloqueados. Apesar da empresa ainda não ter feito comentário específico sobre esta notícia, eu duvido que eles não o farão: Freeman – que até já contratou um advogado – efetivamente acabou de anunciar que ele planeja fazer dinheiro em cima de um processo que a Apple informou ser totalmente ilegal há apenas algumas semanas. Errr….o que podemos dizer….boa sorte? [WSJ via Cult of Mac]