Placas de som de notebooks costumam ser bem ruins. Então, se você precisa usar a saída de áudio do seu para alguma finalidade que exige qualidade e som cristalino, o jeito é recorrer a uma solução externa. O novo DAC (“conversor digital-para-analógico”, na sigla em inglês) da Apogee faz essa função.

Lançado nessa semana na feira de música NAMM, o Groove é projetado para ser o mais portátil possível ao mesmo tempo em que fornece uma sonzera muito melhor ao seu notebook. Do tamanho de um pen drive um pouco avantajado, a pequena caixinha contém quatro Quad Sum DACs por canal para oferecer um grande alcance dinâmico e distorção mínima. Ele manda áudio em 24 bits/192 kHz e pode fornecer uma saída de até 225 mW em 30 Omhs. Ele também funciona com fones de ouvido, oferecendo uma “resposta de frequência ultra macia.”

O Groove funciona via USB, tem acabamento em alumínio e traz botões físicos para controlar o volume. O preço ainda não foi revelado, mas o dispositivo deve ser lançado no segundo semestre. [Apogee via Engadget]