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A cultura do remix explodiu novamente graças ao novo disco do Daft Punk

O novo disco do Daft Punk ainda vai demorar mais de um mês para sair (21 de maio não chega nunca), e os fãs da dupla francesa estão tão malucos pelas novas músicas que qualquer pedaço de uma canção é o suficiente para o que há de melhor na cultura de remixes entrar em ação. […]

O novo disco do Daft Punk ainda vai demorar mais de um mês para sair (21 de maio não chega nunca), e os fãs da dupla francesa estão tão malucos pelas novas músicas que qualquer pedaço de uma canção é o suficiente para o que há de melhor na cultura de remixes entrar em ação.

Random Access Memories é o primeiro disco de estúdio do Daft Punk desde 2005 — e nós já falamos dele por aqui. Ele foi confirmado no começo do ano, mas as informações eram escassas. Elas começaram a surgir em março e em um mês e meio só conseguiram levar os fãs à loucura. Sabemos muito pouco de Random Access Memories, mas o que sabemos é o suficiente para colocar o disco como um dos mais esperados do ano – se não for o mais esperado, ao menos nesse primeiro semestre.

A primeira amostra do que está por vir foi feita no dia 2 de março. Um pequeno anúncio de 15 segundos foi feito durante os comerciais do Saturday Night Live, nos EUA. E, no mesmo dia, o fenômeno começou a acontecer: os 15 segundos de música em pouquíssimo tempo se tornaram vídeos de vários minutos com aquele pequeno pedaço da canção sendo repetida. Você pode ouvir a guitarra de Nile Rodgers por 10 minutos seguidos, por exemplo:

Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo não ficaram satisfeitos e quiseram continuar brincando com as emoções dos fãs – além de, claro, jogar o hype do novo disco lá pro alto. No dia 4 de abril eles começaram a soltar uma série de vídeos chamada The Collaborators. Uma entrevista por vídeo com os colaboradores do novo disco. E, no meio das entrevistas, mais alguns pedaços de música. Abaixo você pode ver o que Nile Rodgers tem a dizer – dá para ativar legendas em português:

Mas o fato mais impressionante aconteceu neste fim de semana. Um vídeo de pouco mais de um minuto com a dupla e dois dos seus colaboradores – Nile Rodgers e Pharrell Williams – passou durante o festival Coachella. Minutos depois, ele estava em vários lugares, com imagens do telão do festival. Na noite do mesmo dia, o mesmo vídeo foi exibido novamente durante os comerciais do Saturday Night Live – você pode ver aqui. Resultado? Bom, primeiro GIFS:

E se 15 segundos de música foram o suficiente para levar a internet à loucura com vários remixes, um minuto faria ainda mais estrago. E fez. Você encontra várias versões estendidas da canção do anúncio, como esta abaixo:

Já esta versão, por exemplo, poderia muito bem ser a completa. Mas não é – é apenas uma colagem de todos os trechos da música que foram liberados. Mas tudo bem, dá para ouvir o dia inteiro sem se incomodar com o fato de que não é a música final:

Tudo isso em dois dias. A música em questão se chama “Get Lucky” e será o primeiro single do disco. Mas ela já conseguiu um feito bastante impressionante: está sendo ouvida o tempo inteiro sem ninguém ter acesso a versão final. O Daft Punk sequer teve que lançar uma música para fazer com que as pessoas se empolgassem com eles. Ela já e famosa sem nem ter sido lançada. Nós só ouvimos uma parte dela, mas já amamos “Get Lucky”. E esperamos que, no dia 21 de maio, o resultado final seja ainda melhor do que o que a cultura remix conseguiu fazer nas últimas semanas.

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