As 175 fotos a seguir parecem que foram tiradas durante o dia. Mas não é dia. É noite. As fotos estão mentindo, graças à exposição prolongada, que absorvem as luzes da vida noturna colorida.

Nota: não traduzimos a chamada para o desafio, mas o resultado ficou muito bom, então aproveitem!

As fotos em tamanho original estão no Flickr.

Foto inicial – Salva-vidas

Eu estava acampando com meu filho na praia estadual San Elijo em San Diego, Califórnia, quando tirei esta foto de um posto de salva-vidas na noite de 23 de janeiro de 2011. Como eu não tinha um tripé, eu só inclinei minha câmera na escada. Enquanto eu editava a foto, eu percebi que dá pra ver a constelação de Orion nas nuvens à esquerda. Nikon D3, 17mm, f2.8, 6 segundos, ASA 4000.
-K.C. Alfred

Dia com neve

Eu moro no meio-oeste, e acontece que, numa noite de lua cheia (20 de janeiro), nós recebemos uma tempestade de neve bastante forte (23 cm de precipitação onde eu moro). A parte mais lamentável dessa tempestade era que não dava para ver a lua cheia, e não ajudava o fato de que o vento estava a -18 graus Celsius, tinha neve voando para todo lado, e meu equipamento estava ficando todo molhado. Então decidi tirar esta foto da minha porta dos fundos; eu coloquei o para-sol na lente, e ele estava cheio de neve mesmo dentro de casa. No geral, foi uma noite terrível (dada as reclamações que fiz nas frases anteriores) e isto foi o melhor que pude conseguir, enquanto despencava neve e eu tinha poucos recursos. Canon EOS 20D, lente Canon 28-70L, ISO 200, 55mm, 25 segundos, f/6.3.
-George Westlake

Haystack Rock

Esta é a Haystack Rock na Cannon Beach, Oregon (EUA). A foto foi tirada cerca de 3 horas depois do por-do-sol, e a Lua havia acabado de subir. Enquanto eu terminava outro projeto e guardava minhas coisas para ir embora, eu olhei para trás por uma última vez e vi isto… E sabia que teria que tirar esta foto. Nada de especial foi feito na pós-produção, fora alguns ajustes simples em RAW. Canon 1D Mark IV, 35mm, f/1.4, 8 segundos de exposição, 200 ISO.
-Paul Seeber

Falésia ao amanhecer

Como os estudos estão tomando muito do meu tempo, e tragicamente tive que vender minha Nikon D200 para comprar um carro, eu não tive a chance de tirar nenhuma foto digital recentemente. Meu namorado e nosso outro amigo queríamos participar deste desafio, e eu decidi ir junto com minha Mamiya RB 67 só por diversão. A parte traseira da minha câmera analógica, que recebe o filme fotográfico 120, não estava funcionando direito, mas consegui roubar a Canon 5D MKII do meu namorado e capturar isto: minha primeira exposição dia-por-noite. A exposição durou 30 segundos, usando uma lente Canon 15mm a ISO 800, f/6.3, e foi tirada lá pela meia-noite nas falésias rochosas de Santa Cruz. Fiquei feliz com a simplicidade da imagem.
- Jennifer Kehl

Laguna Beach

Meu amigo me falou deste desafio, então fomos ambos para Laguna Beach tirar fotos. Eu nunca tinha feito uma foto de lua cheia como esta antes. Lá não é o lugar mais escuro do planeta, mas não queríamos viajar para muito longe. Tirei esta foto de escadas que levavam para a praia. Eu gostei das luzes no plano de fundo porque elas ainda mostravam que era noite, mesmo parecendo ser final da tarde. Foi bem divertido. Canon 20D, lente 70-200mm a 70mm, F8 a 90 segundos, ISO 400.
-Zach Hunter

“Quando os coiotes começaram a rondar a área…”

Esta é uma das minhas estradas secundárias favoritas do estado do Novo México, nos EUA, e esta árvore sempre foi meu objeto favorito na cena. Ela se destaca por si só, bem no meio do deserto. Eu queria tirar uma foto dela faz tempo, mas não tinha conseguido conceber a cena certa na minha cabeça. Então toda vez que passo por esta estrada, eu passo pela árvore e sorrio, pensando que um dia vou conseguir a foto.

E então chegou este desafio fotográfico. Eu sabia o que tinha que fazer.

Eu comecei a tirar fotos mais ou menos às 23h30. A Lua, cerca de dois dias depois de estar cheia, me deu uma boa iluminação lateral. Usei minha velha lente manual Vivitar 19mm f/3.8 bem aberta na minha Nikon D300, com equilíbrio de branco configurado para luz do dia, ISO 1.600, e 20 segundos de exposição. Isto me permitiu tirar uma ou duas fotos antes de ter que tirar a câmera e tripé do meio da estrada, por causa dos carros que passavam. No entanto, nenhuma dessas fotos no meio da estrada ficou tão boa quanto esta de ladinho. Quando os coiotes começaram a rondar a área, eu decidi arrumar as coisas e terminar a noite.
-Adam Wolf

Faísca à noite

Eu estava subindo uma trilha à noite, e parei quando vi meus amigos subindo pela trilha até mim. Eu esperei para eles entrarem no enquadramento e deixar a câmera fazer seu trabalho. As luzes são lâmpadas frontais. Estávamos saindo do Hueco Tanks State Park, no Texas. F8, 30 segundos, lente Nikkor 14-24mm f2.8, Nikon D3 no tripé.
-Craig Copelin

Nascer do sol?

Tirei esta foto com uma Canon Rebel T1i usando uma lente Sigma 70-300mm f/4-5.6. Eu coloquei cuidadosamente a câmera em cima da perna da minha cama, e a apontei para a janela, basicamente equilibrando a câmera com a lente. Ela também estava em cima de alguns chapéus, então não me preocupei muito em ela cair. Eu usei um controle remoto para os 8 minutos de exposição a ISO 100. Isto me lembra de como o nascer do sol fica no mesmo ponto, porque como a janela está a leste, o sol nasce quase sempre no mesmo ponto. A fonte de luz na verdade é um poste de luz na rua, em um cruzamento.

Eu ia tentar algo diferente, mas a noite estava a -19°C, frio demais pra mim!

-James Grabow

Reserva Nacional de Vida Selvagem de Curu

A foto foi tirada na Reserva Nacional de Vida Selvagem de Curu, na península de Nicoya, em Costa Rica. Curu fica fechado para o público depois do horário comercial, a menos que você fique em uma das cabines que eles alugam. Nesta noite, minha esposa e eu éramos os únicos no parque, então tínhamos uma praia privada só para nós dois. A luz ao longe é do porto de Puntarenas.
-Pablo N. Piedra

Gordan MacFarlane

Esta é minha primeira participação no concurso, depois de muitos e muitos meses de acompanhar os desafios semanais, este parecia bem interessante. A foto de exemplo parecia impossível ter sido feita à noite, então eu queria muito experimentar eu mesmo fazer a foto. Eu saí duas noites para tirar algumas fotos, quarta tivemos lua cheia e finalmente ficou tudo mais claro na mesma noite, mais tarde. Eu tirei algumas fotos de que gostei, mas percebi que elas não capturavam o espírito deste desafio, então eu saí na quinta-feira de noite e decidi ir até o cemitério. Infelizmente, eu só consegui ver a Lua por trás de algumas nuvens espessas, então tive que tirar a foto com a poluição luminosa que minha cidade estava me oferecendo. Ainda era noite, e precisei experimentar bastante para ajustar as configurações da melhor forma possível. Eu acho que o resultado ficou ótimo. ISO:200, f/11, exposição de 121s, 50mm na minha lente Nikkor 18-200mm. Feita às 23h, aproximadamente. Tirada com minha Nikon D70s.
-Paul MackKenzie

Águas passadas

A foto foi tirada no domingo, dia 23 de janeiro, a 1h30 da manhã. Eu me diverti bastante com este desafio, então esperem mais fotos minhas no futuro!! Canon 30D, lente Canon 24-70L 2.8 @ 25mm, f/ 5.6, ISO: 400, velocidade do obturador: 5 minutes (usei um intervalômetro).

PS: O timing deste desafio funcionou bem para fotógrafos com câmeras SLR digitais. Tirar fotos em baixa temperatura ajuda a manter baixo o calor da exposição longa.

Ah, também coloquei uma foto legal de uma fogueira nas pedras que estava nos aquecendo.
-Danny Boemermann

Vencedor – Tomando sol à noite

Eu moro no Porto Rico, onde há praias em todo lugar. Eu estava na casa de amigos, e expliquei o desafio para eles. Eles gostaram tanto que todos fomos à praia tirar algumas fotos. Eu tinha minha Canon T2i com lente 24-70mm F2.8, e um tripé Slik. As configurações eram ISO 400, F/8, 302 segundos de exposição e distância focal de 24mm. Eu tirei várias fotos de oito pessoas jogando futebol, paradas por cinco minutos! Mas esta ficou mais nítida. Foi bem divertido.
-Juan Lizarzaburo

———————————-

Foram muitas fotos surreais, interessantes e lindas. Este desafio foi bem divertido, não? Claro, alguns dos participantes saíram de casa num frio de temperaturas bem abaixo de zero, mas pra gente? BEM DIVERTIDO. Como sempre, fotos em tamanho original estão no Flickr, e todas as fotos seguem também na galeria abaixo.

As fotos em tamanho original estão no Flickr.

Galeria 1 (para ver em uma só página, clique aqui)

Galeria 2 (para ver em uma só página, clique aqui)

Galeria 3 (para ver em uma só página, clique aqui)

As fotos em tamanho original estão no Flickr.