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As dificuldades em obter e ativar os convites do TIM Beta distribuídos pela operadora

Além da instabilidade no site, parece que os funcionários da TIM estão passando informações incorretas aos clientes.

A TIM chamou a atenção do público ao distribuir convites para o TIM Beta Padrão, que oferece um plano de 10 GB por apenas R$ 50 mensais. A campanha WifiKiller se tornou tão popular que a operadora resolveu finalizá-la hoje (o prazo anterior era 4 de novembro).

Pedimos aos leitores do Gizmodo Brasil que compartilhassem suas dificuldades na hora de obter um convite e de ativar o plano Beta. Além da instabilidade no site, parece que os funcionários da TIM estão passando informações incorretas aos clientes.

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Migrando de plano

O leitor Caio Absy diz nos comentários: “tomei 3 canseiras. Primeiro, para fazer o cadastro. Depois, para converter meu TIM Controle em Pré. E depois, para incluir o número TIM Pré no cadastro.” (Este último passo pode ser feito neste link.)

Fazer o cadastro é meio complicado, já que o site do WifiKiller não está aguentando a demanda e fica fora do ar. Para quem já é cliente da operadora, migrar de plano também pode ser difícil.

O leitor Guilherme Godin diz por e-mail que uma funcionária da TIM sugeriu que ele não migrasse de plano para o TIM Beta (grifo nosso):

Eu já era cliente do plano controle da operadora. Tentei me cadastrar diversas vezes, mas o site sempre parava no momento de colocar o CEP. Desisti. De madrugada, tentei novamente, mas também não consegui. Ontem pela manhã, resolvi tentar mais uma vez e consegui cadastrar, com muitos reloads da página, claro.

Mas a batalha ainda não havia terminado, afinal precisava migrar meu plano controle para pré. Tentei 16 vezes, o sistema fora do ar para os operadores era constante. Quando consegui que o sistema funcionasse, a funcionária fez de tudo para me desencorajar de migrar, afirmando que os usuários que haviam mudado de plano apenas para pegar a promoção poderiam ser recusados no momento da ativação do TIM Beta.

Incluindo o número no cadastro

Até mesmo o último passo – incluir o número TIM Pré no seu cadastro – pode deixar os usuários confusos. Os leitores Víctor Valentim, Fabio Oliveira e Rafael Dias reclamam que, após ativar o TIM Beta, o campo “Número TIM” não pode ser preenchido no site, e não é possível cadastrar o número correto na opção Editar.

Rafael diz nos comentários que passou por isso, e o atendimento da TIM não ajudou muito:

Consegui fazer o cadastro no site do Tim Beta logando com o Facebook, porém ele não preenche o número de telefone no cadastro, e não me permite preencher manualmente após isso. Pedem para enviar SMS confirmando o cadastro, mas retorna com mensagem de “não foi possível ativar”.

Outras opções são o autoatendimento via *144#, que só traz informações e não traz a opção de ativar. Outra opção é o site Meu Tim, que também não traz nada a respeito do Tim Beta. Na central eles nada fazem, exceto tentar te empurrar o plano mais caro do Beta, que é o plano diário. O plano mensal, que é o que eu quero ativar, não é ativado pelos operadores.

O Chat Online do Beta te encaminha para o chat do Meu Tim, que te encaminha de novo para o chat do Meu Tim e fica em loop infinito. Reclamei no Twitter do Tim Beta, mas eles nem respondem.

O leitor Mario Junior nota, no entanto, que o cliente precisa antes comprar um chip para adicionar o número novo ou um número existente. Além disso, ele “não irá aparecer imediatamente no seu perfil Beta, nem mesmo depois de o plano estar ativo na sua linha” – isso pode demorar cerca de três dias.

Em comunicado ao Gizmodo Brasil, a TIM explica (grifo nosso):

Para realizar o cadastro, é preciso ter um número pré-pago da TIM. Se a pessoa não for TIM, ela precisa comprar um chip, ativar e já pode cadastrar. Caso já seja cliente da operadora, precisa migrar para um dos planos pré-pagos, senão o cadastro não será aceito. Essa informação está presente no regulamento da ação.

Mas o cliente pode fazer o cadastro e deixar pendente o número, enquanto migra para o pré-pago da TIM, seja por portabilidade ou por mudança no plano. Neste caso, tem até 14 dias contados a partir da data do cadastro para incluir este dado.

Seguem os pontos:

· o interessado faz um cadastro prévio;

· em determinado momento, aparece o campo “número TIM”. O interessado precisa preencher com uma linha pré-paga da TIM. Pode ser uma linha que ele já possua ou uma linha nova. Mas ela precisa estar ativa em um plano pré-pago da empresa, qualquer um (Infinity, TIM Pré etc);

· caso o interessado não tenha o número TIM ainda, ele tem 14 dias a partir da data desse pré-cadastro para providenciar a linha. Ele pode comprar um chip pré em qualquer ponto de venda e ativar a linha (procedimento rápido, feito na hora, através do *222). Caso ele queira portar seu número de outra operadora, ele compra o chip e depois pede portabilidade para a TIM. Seu número de outra operadora será atrelado a essa linha pré que ele já comprou e, depois, migrado para a base Beta. É importante que ele insira o número no cadastro somente após a migração da linha da sua operadora original para a TIM, para não haver erro. Lembrando que todo esse procedimento deve ser feito em, no máximo, 14 dias;

· se surgir algum erro no momento de incluir o número, o cliente precisa entrar em contato com os canais de atendimento do Beta. Ele não perderá seu pré-cadastro porque, como disse acima, tem 14 dias para incluir seu número. Só perderá se não acionar a empresa dentro desse período.

· só podem acessar o convite TIM Beta aqueles que não possuem o CPF já cadastrado na plataforma. A regularização dos cadastros, solicitada pelos canais de atendimento, tem prazo de conclusão de até cinco dias.

Atendimento

Ainda assim, isso mostra como os atendentes da TIM nem sempre estão preparados. O comentarista Iagomes_ diz (grifo nosso):

Acho que antes de realizarem a divulgação de algo do tipo, deveriam ao menos instruir melhor os funcionários, pois nas lojas TIM eles não têm nem ciência do plano para informar, e cada atendente que você pega no *144 conta uma história diferente.

Ontem, para me convencer a não cancelar meu plano controle, o atendente disse que isso tudo era uma fraude apenas para obter dados das pessoas. Hoje, um colega do trabalho disse que o plano Beta só é valido até dezembro. Espero que esse plano realmente cumpra a promessa e valha a pena toda a dor de cabeça.

O leitor Reinaldo da Silva também teve problemas com o atendimento. Ele havia recebido antes um convite para o TIM Beta Padrão, só que a operadora se enrolou para ativar, e agora ele não consegue participar da campanha WifiKiller:

Mês passado, recebi o convite de um amigo para ser TIM Beta Padrão; daí em diante, começou a minha aventura. Com a demora da efetivação do plano, liguei no *144 e reclamei. A atendente disse que poderia ativar o plano por este canal de atendimento. Só que ela efetivou o plano TIM Beta Basic, diferente do plano para o qual eu recebi o convite.

Liguei dezenas de vezes e não resolvem o problema do erro deles. Fui tarifado em R$ 29, correspondente ao erro da efetivação errada feita por eles.

Em uma das ligações, a atendente disse que resolveria, depois do meu apelo, mas que eu teria que colocar mais R$ 50, com ela na linha; fiz isto pelo internet banking. Fui tarifado em R$ 50 por mês referente ao plano Padrão, só que o plano ativo ainda é o Beta Basic, errado.

Perdi a conta de quantas ligações já fiz, de quantas vezes caiu a linha, e dizem que se cair retornam, mas nunca retornaram, perdi horas do meu trabalho e nada.

Tentei me cadastrar agora, mas sem sucesso. Quero o plano, mas o meu CPF está atrelado ao plano Basic e não posso me cadastrar com outro número. Quero o plano TIM Beta Padrão de 600 minutos e 10 GB de internet por R$ 50 mensais.

Ao Gizmodo Brasil, a TIM afirma em comunicado: “nós checamos internamente e todos os consultores estão cientes da campanha ‘quero ser Beta’ e, a partir desses relatos, a operadora vai reforçar ainda mais a informação desta ação. Os casos enviados por vocês são importantes para a identificação de possíveis falhas no atendimento e imediata correção.”

E quando tudo funciona?

Claro, vale lembrar que nem todo mundo teve problemas. O leitor Pierre Diniz, por exemplo, conta que está curtindo o plano de 10 GB:

Recebi o e-mail no mesmo dia, e no domingo à noite, meu chip já estava migrado para o Beta. Daí foi só pagar os R$ 50 e mudar para o plano de 10GB (o meu foi liberado como Beta diário).

A velocidade do 4G é menor que meu plano da Vivo (5 Mbps contra uns 20 Mbps que chega a bater na rua), mas estou achando a rede da Tim MUITO mais estável que a Vivo na região do ABC, e isso compensa bastante. Também peguei o Deezer sem descontar da franquia e curti. Achei várias músicas nele que não tinham no Spotify.

E este é o relato do comentarista Douglas: “fiz no sábado à tarde e, na segunda à noite, recebi o SMS de confirmação de migração. Aqui está tudo perfeito, as tarifas diárias são matadoras e deixam todas as outras operadoras a ver navios.”

O prazo para obter um convite do TIM Beta Padrão acaba hoje. Você conseguiu o seu?

Foto por Duncan Hull/Flickr. Atualizado às 18h33.

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