_Facebook

Dificulte a vida de quem tentar encontrar seu perfil no Facebook

Com essas dicas, vai ser bem difícil alguém conseguir te encontrar no Facebook - faça isso para se livrar daquelas pessoas chatas que você não vê há anos.

Com quase um bilhão e meio de pessoas no Facebook, é difícil manter a discrição na rede social. É interesse do site que você facilite as conexões com parentes, amigos e conhecidos. No entanto, se você quiser dificultar a vida de quem vai atrás de você, eis algumas dicas para fazer isso.

>>> Como impedir apps de publicarem coisas na sua conta do Facebook
>>> Como impedir que seus amigos postem na sua linha do tempo do Facebook

A partir da versão web do Facebook, entre em Configurações na barra de ferramentas, e vá até Privacidade no menu da esquerda. Em Quem pode me procurar? você encontra três opções que serão as que usaremos aqui. Ao clicar nos links Editar, é possível impedir que pessoas que não sejam seus amigos na rede social encontrem você via email ou número de telefone.

Também há a opção de esconder seu perfil de mecanismos públicos de busca. Desligue isso e seu perfil do Facebook não vai aparecer na próxima vez que alguém buscar pelo seu nome no Google ou em qualquer outro mecanismo que vasculha a web aberta – infelizmente não dá para se esconder dos mecanismos de busca do próprio Facebook, a não ser que você use um nome alternativo ou abreviado, ou algo desse tipo.

O que você pode fazer é limitar as informações que o Facebook tem de você. Clique no botão Atualizar informações no seu perfil e remova referências a locais de trabalho, instituições de ensino e lugares que você morou. Isso vai dificultar a vida de quem tentar localizá-lo no Facebook, especialmente se você tem um nome comum e quer ficar escondido na longa lista de resultados de busca.

Por fim, você pode voltar à página de privacidade e desligar a opção que permite que qualquer pessoa com conta no Facebook entre em contato com você. Limite a Amigos de amigos e você não vai mais precisar fingir que ignora aquele seu velho colega de escola que está bombardeando seu perfil com mensagens – ele sequer vai conseguir chegar a você no Facebook.

Imagem via: Ingvar Bjork/Shutterstock

Sair da versão mobile