Talvez você não se lembre, mas lá nos anos 80/90, nós usávamos algo chamado de “escultura 3D de pinos” (ou pin art). Era uma superfície, coberta por pinos de metal, que você pressionava com a mão. Feito mágica, o formato da sua mão aparecia em relevo do outro lado!

Funciona assim:

Agora, para um novo milênio, temos uma versão digital do pinart. O pessoal da Teehan + Lax Labs criou uma tela maravilhosa em tempo real que usa telas segmentadas simples, como as que você encontraria em um rádio-relógio.

Movida por um Arduino e um Raspberry Pi, a tela D.I.G.I.T. possui uma pequena câmera na parte superior que transforma o que está na sua frente em uma imagem criada por letras e números. Por mais que as imagens pareçam imperfeitas, elas ainda são fáceis de reconhecer:

A Teehan + Lax também quer criar instalações maiores do D.I.G.I.T. usando versões gigantes da tela, que permitiriam às pessoas ver seu corpo inteiro recriado nesta pinart reimaginada.

Não há planos para vender estas telas, mas um app para tablet poderia simular o mesmo efeito, não? Mãos à obra, desenvolvedores. [Teehan+Lax via designboom]

not ascii