Discos rígidos cheios de hélio: menos fricção, mais armazenamento

A Western Digital planeja lançar uma linha de discos rígidos cheios de hélio. A ideia não é torná-los mais leves nem deixá-los com voz fina: com 1/7 da densidade do ar, o gás reduz a resistência interna, e por isso aumenta o desempenho. Segundo a PC World, encher os drives com hélio fornece uma redução […]

A Western Digital planeja lançar uma linha de discos rígidos cheios de hélio. A ideia não é torná-los mais leves nem deixá-los com voz fina: com 1/7 da densidade do ar, o gás reduz a resistência interna, e por isso aumenta o desempenho.

Segundo a PC World, encher os drives com hélio fornece uma redução interna na fricção a ponto de baixar a temperatura em quatro a cinco graus, nos discos atuais de 7.200rpm.

Por isso, eles usam 23% menos energia, e permitem aos engenheiros colocar sete pratos no HD, em vez de cinco. (Prato é o disco magnético de metal que armazena dados no HD.) Isto significa um salto de 40% em capacidade.

A tecnologia parece já estar em desenvolvimento há algum tempo. O maior problema era como evitar que o hélio vaze do HD, mas eles já resolveram isso: discos hermeticamente fechados, que podem ser usados em condições mais extremas.

De acordo com a PC World, a Western Digital planeja disponibilizar os drives com hélio no ano que vem. [PC World]

Foto por Scoobay/Flickr

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas