_Espaço

O doidão terraplanista falhou mais uma vez na tentativa de se lançar no céu a 804 km/h

Todos nós estávamos na espera da próxima empreitada de “Mad” Mike Hughes, o entusiasta amador e defensor da teoria da Terra plana que planejava se lançar em um foguete a vapor a 548 metros no céu, a 804 km/h, como uma espécie de afirmação confusa sobre a curvatura do nosso planeta. • O doidão que quer […]

Imagem de 2018 mostra um dos foguetes de Mike Hughes, o doidão terraplanista

Todos nós estávamos na espera da próxima empreitada de “Mad” Mike Hughes, o entusiasta amador e defensor da teoria da Terra plana que planejava se lançar em um foguete a vapor a 548 metros no céu, a 804 km/h, como uma espécie de afirmação confusa sobre a curvatura do nosso planeta.

• O doidão que quer provar que a Terra é plana promete se lançar em um foguete vertical

Hughes, que já tem em seu currículo um lançamento amador feito em 2014, inicialmente planejava lançar um foguete novo, que angariou US$ 20 mil por financiamento coletivo, com “PESQUISA TERRA PLANA” inscrito na lateral, a partir da cidade fantasma de Amboy, na Califórnia, no Deserto de Mojave, em novembro. Porém, conforme a contagem regressiva diminuía, o Escritório de Gestão de Terras lhe informou que ele não poderia voar sobre terras públicas, forçando o cancelamento do lançamento. Hughes prometeu que outro lançamento viria no sábado, 3 de fevereiro, mas o grande dia chegou e passou sem nenhum objeto deixar a plataforma de lançamento.

Uma transmissão ao vivo da Noize TV capturou 11 minutos meticulosos do foguete caseiro parado na plataforma no sábado antes de… não ir a lugar algum. Seja lá qual for a falha técnica que aparentemente estragou o lançamento, ela ainda não foi revelado. Embora, de acordo com a Route 66 News, Hughes acredite que um lacre defeituoso possa ter frustrado o lançamento.

“Alguns de vocês estão em casa dizendo: ‘Ah, eu sabia’.”, disse o apresentador da Noise TV. “Mas quer saber, vocês não sabiam de nada, porque esse homem, eu sei que ele realmente tentou. Ele tentou mesmo, porra. O que deu errado pode ter sido uma série de coisas. Pode ser a coisa mais simples. Pode não ser nada.”

Em um vídeo publicado no YouTube no domingo (4), Hughes explica as diferentes maneiras como ele tentou fazer o foguete se lançar, que, segundo ele, falhou porque não teve combustão, devido a um atuador que não estava funcionando corretamente. Ou possivelmente um pistão. Não está claro.

Hughes diz no vídeo que “existe uma probabilidade” de que o lançamento possa acontecer nesta segunda-feira. Entretanto, ele afirma que “precisa estar no tribunal na manhã de terça-feira”, graças aos esforços legais de que ele diz estar indo atrás contra várias entidades governamentais, o que torna o lançamento desta segunda-feira improvável.

“Sei lá, pessoal”, disse Hughes para o público que se reuniu para o lançamento fracassado do sábado. “Eu sou só um cara.”

[Route 66 News]

Imagem do topo: Ian Dalton

Sair da versão mobile