Há mais de dois anos, a Dolby apresentou o Atmos, o sistema de som surround mais avançado do mundo. Ele está sendo usado para levar explosões e batalhas aos ouvidos de espectadores de filmes como Gravidade e O Hobbit. Ele está disponível em centenas de salas de cinema pelo mundo, e agora a Dolby planeja levar o Atmos para a sua casa.

O sistema conta com 128 canais de áudio, 64 alto-falantes discretos, incluindo um acima do espectador. Considere que no passado a maior parte das salas de cinema tinham apenas 5.1 sistemas de canais, o que significa esquerda, direita, lado direito surround, lado esquerdo surround, e um subwoofer. Então o Atmos abre um novo mundo de possibilidades para designers de som, e eles já estão se aproveitando bastante dele em filmes. Se você já ouviu a tecnologia em ação, sabe que é potente, adicionando uma aventura sonora à ida ao cinema.

Levar essa tecnologia à sala de estar é mais complicado do que parece. Simular um sistema 5.1 é fácil se você tiver espaço – você precisa de cinco speakers, um subwoofer, e hardware capaz de decodificar o pacote da Dolby. Mas, para a maioria das pessoas, colocar um alto-falante no teto não é bem uma possibilidade.

Como em muitas tecnologias de áudio, levar o Dolby Atmos para os lares envolverá a ciência de enganar o cérebro. O post da Dolby anunciando a iniciativa não dá muitos detalhes, mas menciona um “módulo Dolby Atmos” para ser posicionado acima dos seus alto-falantes em casa. A primeira parceira a anunciar suporte ao Dolby Atmos é a Pioneer. A excelente série Elite de speakers e receivers da empresa ganhará suporte ao Atmos através de uma atualização de firmware até o fim do ano. Felizmente, seu atual tocador de Blu-ray será capaz de ler o feed de áudio Atmos, então vocênão precisará comprar um novo.

Vamos esperar para ver como isso funcionará quando parceiros lançarem dispositivos, mas a tecnologia da Dolby quase sempre é ótima. O Atmos foi a melhor coisa que aconteceu no cinema nos últimos tempos. E talvez seja a melhor coisa a acontecer também no sofá da sua sala.  [Dolby]