Você tem um Samsung Galaxy S II? Então dê uma olhada na sua lista de apps e veja se existe um tal de MTC Mobile Mail. Diversos usuários acordaram com essa novidade em seus aparelhos. Pior: o app se recusa a ser desinstalado. Embora existisse a possibilidade em um primeiro momento de se tratar de um malware, tudo não passa de um bug no Google Play.

O caso surgiu no fórum XDA-Developers, onde descobriu-se que o tal MTC Mobile Mail, app de email criado por um programador russo identificado no sistema como “Seven”, apareceu em um monte de Galaxies S II. Mas o que poderia ser uma porta de entrada para malware é apenas uma infeliz coincidência nas entranhas do Google Play.

Na loja de apps do Google, cada app recebe um número de identificação, o App ID. E com base nele que as atualizações dos apps acontecem e nesse caso calhou de, não se sabe como, o app nativo de email da Samsung (não confundir com o Gmail) ter o mesmo App ID do MTC Mobile Mail. Resultado: na hora de atualizar apps, o Google Play interpretou o cliente de email da Samsung como sendo o programa russo e passou a exibi-lo na listagem de apps dos usuários.

O mais estranho é que, uma vez instalado, o MTC Mobile Mail se recusa a ser removido. Ele sequer aparece na listagem de apps do Android. A explicação, no caso, é de que mesmo substituindo o cliente nativo da Samsung, o MTC continua sendo considerado parte da suíte de apps nativos da fabricante. Alguns usuários do XDA relataram que ao removerem os “Samsung Apps” com a ajuda de ferramentas poderosas, como o Titanium Backup, o app intruso foi embora.

Ao Verge, o Google confirmou que se trata mesmo de um erro na distribuição de App IDs do Google Play e que o app está na lista “Meus Aplicativos” de vários usuários (daí o motivo dele aparecer nos Galaxy S II mesmo quando usando ROMs customizadas), embora não tenha sido instalado já que foi desabilitado remotamente assim que detectado o problema. O Google já trabalha em uma solução para o caso. [BGR, The Verge, via dica do leitor Daniel Rocha (valeu!)]