Fotografia de longa exposição já é bastante impressionante por si só. Mas junte isso com uma espécie de bastão que se ilumina dependendo de quão forte estiver o sinal Wi-Fi e você terá algo ainda mais revelador: uma foto de como as redes Wi-Fi realmente se parecem.

http://vimeo.com/20412632

A haste de 3,6m, projetada por Timo Arnall, Jørn Knutsen, e Einar Sneve Martinussen, tem 80 luzes LED que pulsam mais alto ou mais baixo dependendo da força de uma determinada rede. Quando combinada com fotografia de longa exposição, ele mostra o mundo invisível da Wi-Fi. Os primeiros testes foram realizados ao longo de três semanas e mapearam as redes de Oslo.

A força, consistência e alcance da rede diz alguma coisa sobre o ambiente onde ela está instalada, assim como reflete o tamanho e estado de onde ostá hospedado. Pequenas redes domésticas em velhos prédios de apartamentos fluem pelas ruas de maneira diferente das redes de grandes instituições. Densas áreas residenciais tem mais redes, mas de menor alcance do que parques e campi.

O grupo espera expandir seu trabalho e Martinussem está escrevendo um livro sobre a relação entre paisagens físicas e experiências digitais. Eu encorajo eles a recabear o bastão para 3G e mapear a rede da AT&T aqui em Nova Iorque para seu segundo estudo de caso. [Flickr and YOUrban via Designboom]