O eBay se prepara para desembarcar no Brasil, e o seu primeiro serviço por aqui chega nas próximas semanas: será o eBay Moda, um app de venda de roupas, calçados e acessórios para smartphones e tablets.

Sim, o eBay, o tradicional site de comércio virtual dos EUA, chega ao Brasil, mas seu funcionamento será um pouco diferente. Os produtos vendidos ainda serão oferecidos por empresas e pessoas de diversas partes do mundo para pessoas de diversas partes do mundo – o eBay funcionando como um intermediário. Mas não serão produtos vendidos por brasileiros para brasileiros, e sim mercadorias já disponíveis no eBay organizadas para os brasileiros encontrarem com mais facilidade.

Mas por que roupas? Pelo que explicou Luis Arjona, executivo responsável pelo eBay no Brasil, esses são os artigos mais procurados no eBay. E isso inclui os brasileiros, que compram um óculos de sol a cada oito minutos, um par de sapatos femininos a cada seis minutos e uma bolsa feminina a cada quatro minutos.

ebaymoda

O app traduz a descrição dos produtos e oferece a possibilidade de ver o preço convertido em reais – no entanto, como eles são importados, é possível que você tenha que pagar uma taxa de importação além do preço assim que recebê-los. O app é dividido em três partes: Eventos (promoções relâmpago), Inspiração (conteúdo de blogs de moda e busca de produtos) e Meu Feed (sugestões de peças com base no seu histórico de buscas). O pagamento pode ser feito via PayPal – o sistema de pagamentos do eBay que já funciona por aqui há três anos.

Inicialmente brasileiros não podem oferecer mercadorias, mas o plano de expansão do eBay inclui oferecer isso por aqui. E muito mais: o eBay Moda é só o começo da operação nacional do eBay. Nos próximos 12 meses, todo o site deve ser traduzido para o português.

O app será lançado inicialmente para iOS, mas deve chegar ao Android dentro de pouco tempo. [Exame, eBay]