A NASA começou a divulgar o seu futuro simpósio Innovative Advanced Concepts (NIAC), uma conferência aberta que será realizada na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a partir de amanhã, terça-feira. Ela liberou a imagem acima, de Peter Rubin, do Iron Rooster Studios.

Mesmo que pareça uma simples ilustração em um reino de ficção científica, é ótimo ver que a NASA tem uma visão grandiosa para o futuro (distante) da exploração espacial:

O NIAC se apoia em estudos preliminares de conceitos visionários, que poderão um dia permitir novas missões ou avanços transformadores nas capacidades futuras aeroespaciais.

Durnate o simpósio NIAC, os participantes vão apresentar e discutir o progresso de todos os estudos atuais. Keynotes serão feitas por Jamie Hyneman, apresentador do programa de TV ‘Caçadores de Mitos’; Peter Norvig, diretor de pesquisa do Google; e Seth Shostak; astrônomo sênior no Instituto SETI. Outros participantes incluem Charbel Farhat, presidente do Departamento de Aeronáutica e Astronáutica da Universidade de Stanford; Pete Worden, diretor do Centro de Pesquisa Ames da NASA; e Gary Hudson, presidente do Instituto de Estudos Espaciais de Mojave, na Califórnia.

O NIAC é parte da Diretoria de Missão de Tecnologia Espacial da NASA, que está inovando, desenvolvendo, testando e lançando hardwares para uso em missões futuras da NASA. Os contemplados do NIAC vêm da academia, setor privado e laboratórios de pesquisa do governo.

O simpósio será transmitido pela internet a partir de amanhã.