_Ciência

Elon Musk publica mega coleção explosiva dos seus maiores fracassos com foguetes

Elon Musk tem mantido uma coleção de vídeos espetaculares de falhas dos arquivos da SpaceX e, em 31 de agosto, ele prometeu publicar um compilado de erros com “algumas imagens épicas de explosão”. Na manhã desta quinta-feira (14), ele cumpriu a promessa. E agora você pode assistir a vários milhões de dólares explodindo em pouco […]

Elon Musk tem mantido uma coleção de vídeos espetaculares de falhas dos arquivos da SpaceX e, em 31 de agosto, ele prometeu publicar um compilado de erros com “algumas imagens épicas de explosão”. Na manhã desta quinta-feira (14), ele cumpriu a promessa. E agora você pode assistir a vários milhões de dólares explodindo em pouco mais de dois minutos.

• Avião espacial super secreto dos EUA volta à órbita nesta semana com ajuda da SpaceX
• SpaceX alcança velocidade de 324 km/h em competição para projeto de Hyperloop

Para Musk, essa coleção de fracassos é mais como uma volta olímpica. Na semana passada, a SpaceX pousou com sucesso outro impulsionador de primeiro estágio da Falcon 9, depois de lançá-lo de um avião espacial da Força Aérea dos Estados Unidos a partir do Cabo Canaveral. A jornada de dez anos de enviar um foguete atrás do outro parece ter chegado ao fim. Mas ainda tem trabalho a ser feito. “Um longo caminho para a reutilização do estágio primário da Falcon 9”, ele tweetou nesta manhã. “Quando o estágio superior e a carenagem forem também reutilizáveis, os custos vão cair por um fator de >100.” Como o Gizmodo notou no passado, desenvolver foguetes completamente reutilizáveis não será fácil.

Ao som da música tema de Monty Python, a SpaceX está tirando um pouco de sarro de si mesma aqui, reconhecendo que assistimos a todos aqueles livestreams na esperança de ver a história sendo escrita, mas também esperando ver uma bela explosão. Reviva os bons tempos com cada “desmontagem rápida não programada” do vídeo abaixo, e fica de olho para ver a SpaceX triunfando novamente no futuro.

[Elon Musk]

Sair da versão mobile