Ruptura é um principio da indústria tecnológica. Provavelmente, é por isso que o empreendedor bilionário e CEO da SpaceX, Elon Musk, embarcou num novo projeto para romper a terra firme. Durante o final de semana, Musk começou a cavar um grande buraco nas propriedades da SpaceX para começar os testes de como construir um túnel ferroviário de alta velocidade debaixo de Los Angeles.

• Elon Musk: painéis solares em forma de telha custarão menos que telhados comuns
• Elon Musk acha que precisaremos de renda básica universal num futuro sem trabalho

Tudo começou em dezembro, quando Musk foi ao Twitter reclamar do trânsito de Los Angeles. “O trânsito me deixa louco”, escreveu ele. “Eu vou construir uma máquina para escavar um túnel e simplesmente começar a cavar… Eu realmente vou fazer isso”. E ao contrário da maioria das pessoas, Musk cumpre as promessas que faz no Twitter.

Mas você deve saber que fazer um túnel não é uma tarefa simples. “Não temos nenhuma ideia do que estamos fazendo – quero deixar isso claro”, disse Musk durante uma competição de design do hyperloop da SpaceX no domingo.

Na semana passada, Musk disse ao The Verge que “sem os túneis, teremos um trânsito infernal para sempre”, afirmando que sua ideia de túneis subterrâneos em Los Angeles são “a chave para resolver o congestionamento urbano”.

Ele disse à WIRED, “se você pensa em túneis indo a 10, 20, 30 camadas de profundidade (ou mais), é óbvio que ir para baixo em 3D irá abranger as necessidades de transporte de qualquer cidade de tamanho arbitrário”.

No domingo, Musk elucidou o conceito de “ir para baixo em 3D”:

Você tem prédios altos, todos eles são em 3D, então todo mundo quer entrar no prédio e sair ao mesmo tempo. Numa rede viária 2D, isso obviamente não funciona, então você precisa ir em três dimensões, tanto para cima quanto para baixo. E eu penso em provavelmente ir para baixo.

Seria isso o futuro da tecnologia?

Alguns especialistas em planejamento urbano não estão na mesma página que a visão de Musk. Um pesquisador de planejamento urbano da Universidade da Califórnia em Los Angeles disse à Wired, “nossas recentes experiências com túneis nos Estados Unidos é que a vizinhança se preocupa, você vai contra várias leis ambientais, e você simplesmente nunca sabe o que tem debaixo da Terra”.

Mas Musk manteve a ideia, “melhores tecnologias para túneis irá melhorar tudo: estrada, metrô, Hyperloop”.

Desde já, os testes de escavação de Musk estão restritos às propriedades da sua companhia, o que significa que uma via subterrânea super rápida em Los Angeles não irá acontecer tão cedo. Se Musk quiser construir esse túnel na cidade, como ele sugeriu antes, um porta-voz do Departamento de Obras Públicas de Los Angeles disse à WIRED que precisaria de uma aprovação do Conselho da Cidade da LA.

[WIRED]