_Privacidade

Em reunião fechada, Snowden convoca empresas a batalharem pela privacidade online

Em reunião privada com pouco mais de 20 representantes de empresas, Edward Snowden fez um chamado à guerra pela privacidade online.

Uma das maiores atrações do SXSW 2014 esteve de volta esse ano, mas quase ninguém ficou sabendo: Edward Snowden, o delator do esquema de espionagem da NSA, teve uma conferência a portas fechadas com pouco mais de 20 representantes de empresas no festival. Assim como foi feito no ano passado, em uma de suas primeiras falas públicas depois da revelação das práticas da NSA, Snowden usou uma chamada de vídeo para conversar com os presentes na reunião — e convocou as empresas a batalharem pela proteção dos usuários.

Segundo o The Verge, quem estava lá disse que a mensagem de Snowden foi praticamente um “chamado à guerra” pela privacidade online. Snowden pediu que as empresas invistam mais em tecnologias de segurança como o SSL e principalmente a criptografia de ponta a ponta e não esperem decisões políticas para a proteção da privacidade dos usuários da internet. A ideia do ex-funcionário da NSA é que, fazendo isso, os custos da espionagem cresçam e se tornem impossíveis de pagar. Além disso, hoje, com a criptografia pouco difundida, qualquer mensagem encriptada é potencialmente suspeita.

>>> Anunciado no SXSW: Google Now passará a reunir todos os seus aplicativos favoritos

Snowden também criticou medidas políticas, como a proposta de obrigar companhias telefônicas dos EUA a abrirem suas redes para grampos do governo e as penas leves para funcionários da NSA que espionaram parceiros ou cônjuges. Além disso, ele disse que o público deveria prestar mais atenção em práticas como a espionagem de hábitos sexuais online, tática da NSA para desmoralizar inimigos.

Estavam presentes o Matthew Prince, CEO da Cloudflare, Phil Libin, CEO do Evernote, e Matthew Zimmerman, conselheiro sênior de produto do Twitter. Segundo o Hugh Forrest, do SXSW, a ideia era fazer um encontro mais próximo, intimista, para permitir perguntas e respostas mais profundas e discussões mais produtivas. E também não havia nenhum imposição de que o conteúdo ficasse em segredo — tanto que a diretora do Centro pela Democracia e Tecnologia, Nuala O’Connor, tweetou uma foto com Snowden (quer dizer, quase isso) durante o evento. [The Verge]

Sair da versão mobile