_Tecnologia

Estes sites emulam versões antigas do Windows e Mac OS usando apenas seu navegador

Emuladores trazem uma dose saudável de nostalgia, nos fazendo lembrar como tudo era mais simples na nossa época. Mas instalar o emulador e caçar uma cópia funcional do seu OS antigo não é muito divertido. Felizmente, o Ars Technica reuniu uma lista com emuladores de Windows e Mac OS que só requerem um navegador web. […]

Emuladores trazem uma dose saudável de nostalgia, nos fazendo lembrar como tudo era mais simples na nossa época. Mas instalar o emulador e caçar uma cópia funcional do seu OS antigo não é muito divertido. Felizmente, o Ars Technica reuniu uma lista com emuladores de Windows e Mac OS que só requerem um navegador web. Bem mais fácil!

O primeiro da lista é o emulador do Windows 1.01 para o seu navegador; já falamos sobre ele aqui. Teste-o neste link!

Avançando um pouco mais no tempo, temos o Windows 95 e 98, disponíveis no VirtualDesktop.org – clique aqui para experimentar. Como eles requerem mais recursos, o emulador é mais restrito; mesmo assim, vale a pena a visita.

O meu favorito é o emulador de Mac OS System 7 criado por James Friend – teste-o neste link – porque ele até roda em uma tela feita para parecer com um Macintosh Plus.

Mas alguns sistemas, apesar de antigos, não trazem muita nostalgia. É o caso do Windows XP – recriado neste link pelo Total Emulator – porque ele ainda roda em muitos computadores hoje em dia, e até em um caixa eletrônico não muito longe de você.

Todas as sete opções encontradas pelo Ars Technica são bacanas de experimentar. Confira a lista completa aqui: [Ars Technica]

Sair da versão mobile