Além de expor todas as coisas ruins feitas pela NSA e outras agências clandestinas pelo mundo, os documentos vazados por Edward Snowden permitiu que hackers fizessem engenharia reversa em algumas das ferramentas usadas pela NSA para nos espionar.

Entre os detalhes nefastos da constante vigilância feita pela agência, o catálogo Advanced Technology Network – uma lista de gadgets usados pela NSA para espionar computadores e telefones – foi incluído nos documentos vazados.

Uma equipe de pesquisadores de segurança liderados por Michael Ossmann usaram as informações para reconstruir dois dispositivos de vigilância usados pela NSA. Os dispositivos, chamados “retro refletores”, são pequenos transmissores de dados sem fio via rádio, que, quando colocados em um computador ou teclado, permite que informações sejam coletadas (como teclas digitadas ou imagens da tela) mesmo quando o aparelho não está conectado à internet.

Ossmann diz que apresentará suas descobertas durante a Defcon, e mostrará a outras pessoas como fazer para se proteger de futuros hacks da NSA – se é que isso é possível. [New Scientist via Engadget]