O Facebook diz ter 750.000.000 usuários. Em algum lugar nessa mistura de fotos de bebê e gente bêbada, há muito scam e spam se espalhando pela rede. Felizmente, Zuckerberg está retaliando com o “Sistema de Imunização do Facebook”.

Segundo a New Scientist, o Facebook Immune System (ou FIS) é uma combinação de algoritmos para encontrar spam e uma equipe de 30 caçadores humanos de spam. O sistema tem uma tarefa enorme: literalmente todo clique no Facebook é escaneado pelo FIS – toda foto, todo comentário, toda atualização, todo pedido de amizade. Tudo. E são 25 bilhões de cliques por dia. É muito para uma equipe de 30 pessoas, mesmo com ajuda de computadores. Mas os resultados são bem impressionantes, de acordo com números internos do Facebook: apenas 4% de todas as mensagens da rede são spam, e apenas 1% dos usuários do Facebook recebem spam.

Isto significa tomar ação preventiva: quando você envia uma mensagem para alguém, ele é escaneado para identificar sinais claros de spam – “viagra” ou “free iPhone”, por exemplo. Esta é uma boa defesa, mas um problema de privacidade do qual não eu estava sabendo. O FIS também desconfia de usuários que recebem muitas rejeições de pedidos de amizade – provavelmente é um bot querendo ser amigo de todos.

Mesmo com tudo isso, sempre encontro um spam em sites que usam comentários do Facebook. E amigos mandam links sensacionalistas que imploram para ser clicadas, e então tomam controle da conta. Isto, é claro, é seguido de um “foi mal glr meu face foi hackeado”. Então o FIS não é perfeito, mas nem todos os algoritmos do mundo poderiam compensar a ingenuidade de alguns usuários. [NewScientist; imagem via]