Por todos esses anos eu achava que o George Lucas e sua equipe de efeitos especiais tinham usando alguma espécie de técnica de composição bem obscura e obsoleta para criar a clássica abertura de Guerra nas Estrelas, com o texto deslizando rumo ao espaço. O método que eles usaram de fato, mostrado na foto, é maravilhosamente estranho.

Quando eu vi esta instalação, impressa na revista Esquire, eu achei que eles tinham feito a abertura arrastando o texto dentro do campo de visão da câmera para criar o efeito. Olhando mais de perto, no entanto, fica óbvio que era a câmera que se movia nesta instalação, deslocada devagar e cuidadosamente para trás, acima da placa com o texto de abertura, que media cerca de 1,80m de comprimento.

Para uma técnica analógica, os resultados foram espetaculares. Não espetaculares o bastante, no entanto, para escapar das restaurações digitais quase 40 anos depois, no qual George Lucas substituiu a abertura original por versões geradas por computador.

Aqui segue um original, caso ele ainda não esteja permanentemente e completamente gravado na sua mente nostálgica. (Eu coloquei a abertura original do Episódio IV: Uma Nova Esperança; parece que a abertura do Episódio V: O Império Contra-Ataca foi tirado de todo tipo de site de vídeo.) [StarWars via SlashFilm]