Uma equipe de exploradores do mar financiada por Jeff Bezos, dono da Amazon, encontrou motores de foguete que ajudaram a Apollo 11 – e o homem – a chegar à Lua.

Em 16 de julho de 1969, cinco motores F-1 tiraram a Apollo 11 do solo com um total de 3.500 toneladas de empuxo e 32 milhões de cavalos-vapor. Alguns minutos depois, os foguetes de primeiro estágio se separaram da espaçonave a 61km de altitude, e caíram no oceano.

Jeff Bezos quis saber o que aconteceu depois. Então ele usou sua enorme fortuna para financiar um projeto ambicioso e localizar os motores. E ele conseguiu:

Estou feliz em informar que, usando um sonar de alta profundidade com tecnologia de ponta, a equipe encontrou os motores da Apollo 11 a 4,3km abaixo da superfície, e estamos fazendo planos para tentar retirar um ou mais deles do fundo do oceano. Não sabemos ainda em que condições estão esses motores – eles caíram no oceano em alta velocidade e estão em água salgada há mais de 40 anos. Por outro lado, eles são feitos de material resistente, então veremos.

Agora vem a parte difícil: tirar do oceano os motores de foguete. [Bezos Expeditions via Scientific American via The Scuttle Fish]

Imagem: NASA