Por que o IBM Watson te ajuda a tomar melhores decisões

selo_apresentado_interna1_IBM

Quando você faz uma pesquisa na internet hoje, utiliza palavras-chave para encontrar o que busca. Se quer saber a previsão do tempo para hoje, pesquisa somente usando os termos “previsão do tempo”. Isso acontece porque as ferramentas de buscas tradicionais funcionam por meio da comparação de tags e palavras-chaves, organizando os resultados por itens relevantes, como tempo de existência de um domínio e o número de vezes que ele foi referenciado por outros sites.

Buscadores comuns não compreendem o sentido do contexto. Por exemplo, se você pesquisa os termos “não quero elefante”, vai obter uma série de resultados relativos a elefantes. Ou seja, nem sempre esses buscadores podem nos atender plenamente, especialmente no ambiente de trabalho.

Tomar uma decisão estratégica no ambiente corporativo pode demandar muito tempo. Não há um método específico a ser seguido, mas há soluções que podem colaborar com a resolução do seu negócio. Os sistemas de busca tradicionais contribuem no levantamento de conteúdo, mas dificilmente vão apresentar uma fórmula inteligente para questionamentos complexos. Por isso, a tecnologia de computação cognitiva chega ao mercado para revolucionar a forma como você trabalha. Com ela, um grande fluxo de informações do seu projeto pode ser interpretado rapidamente, graças ao poder colossal de processamento de soluções inteligentes, como o IBM Watson. E o melhor: os resultados são apresentados em um formato surpreendentemente simples.

No ambiente profissional, o IBM Watson permite a nós, humanos, gerar mais valor ao trabalho, responder questões complexas e, por exemplo, atender um cliente com propostas únicas, que mostram o quanto a empresa é diferenciada quando a tecnologia é usada a seu favor.

>>>> O IBM Watson já está em nossas vidas

Os humanos observam, interpretam as informações, avaliam as hipóteses certas e erradas e finalmente decidem, escolhendo a opção que parece ser melhor. O IBM Watson faz a mesma coisa, porém numa escala massiva. Ele consegue interpretar uma grande quantidade de informações, mesmo aquelas que não estão estruturadas, ou seja, fora das planilhas adaptadas para a linguagem computacional. Além disso, sua tecnologia permite ler e interpretar documentos, analisar vídeos e fotos como uma pessoa. Ele pode entender contextos e extrair informações lógicas para chegar a um resultado personalizado para cada problema apresentado.

A computação cognitiva da IBM tem a capacidade de entender o sentido da resposta para achar a pergunta e vice-versa. É por isso que quando você faz uma pesquisa usando os termos “não quero elefante”, será atendido e não verá elefantes nos resultados. É por conta disso também que o IBM Watson venceu humanos no popular programa de perguntas e respostas da TV americana Jeopardy.

A tecnologia de computação cognitiva é capaz de avaliar as centenas de páginas de calhamaços de documentos, algo que um executivo demoraria bem mais do que um dia para analisar e descobrir o que realmente importa para a realização de um determinado projeto. O IBM Watson vai apresentar a melhor opção e escolha a ser feita para o cenário em questão, descartando o que não fizer alusão àquela pesquisa ou projeto. Questões precisas também são passíveis de serem respondidas, contanto que o IBM Watson receba os dados necessários. Todas as recomendações são oferecidas com base em evidências, com possibilidades e dados precisos, o que os sistemas de busca tradicionais não oferecem.

Para acelerar a expertise humana, tomar decisões melhores e mais bem informadas, é necessário contar com a colaboração de uma tecnologia que tem se mostrado inovadora, de maneira a compartilhar conhecimento em áreas como medicina, direito e culinária. Fornecer informações a um cliente de maneira acelerada e consistente, mais do que qualquer equipe engajada é capaz, é uma capacidade que apenas o IBM Watson pode demonstrar. O mercado corporativo nunca pode oferecer soluções que fazem tanta diferença no dia a dia do empresário.

Empresas buscam diariamente dar mais poder e qualidade aos seus negócios. A Lifelearn, uma empresa canadense de marketing veterinário e soluções corporativas, usou o IBM Watson para criar Sofie, uma ferramenta para ajudar os veterinários a diagnosticar e tratar pacientes. Já a Welltok, empresa americana voltada a área da saúde, usou a tecnologia para adicionar capacidades computacionais cognitivas a uma plataforma que dá incentivo para que os consumidores cuidem de sua saúde com informações personalizadas.

A tecnologia de computação cognitiva aprende o conceito, se adapta e aumenta sua capacidade de acordo com o desafio proposto, com base em computação probabilística. Com ela, é possível realizar pesquisas quantitativas e alcançar resultados que possibilitam a melhoria no seu negócio, seja ele qual for. Além disso, traz soluções para o estilo de vida das pessoas, ajudando médicos no combate ao câncer, transformando a educação, melhorando a segurança cibernética, auxiliando consumidores no ato da compra de maneira mais inteligente e contribuindo para que os desafios do mundo moderno também possam ser resolvidos rapidamente.

As aplicações do IBM Watson podem ser inúmeras, em todas as profissões e indústrias. Mensagens que antes pareciam difíceis hoje podem ser interpretadas com segurança e muito mais facilidade. Ele está impactando nossas vidas, em quase 20 segmentos, aprendendo cada vez mais sobre o complexo processamento de linguagem natural. Sua tecnologia resgata a inteligência de mentes brilhantes para uma única mente, podendo chegar a qualquer lugar e alcançar praticamente qualquer coisa que você puder imaginar.