Cientistas descobriram que baratas, quando tentam escapar de predadores, podem mudar de direção e virar de ponta-cabeça enquanto correm em alta velocidade, sem dar a mínima para a gravidade. Dá uma olhada neste vídeo bem louco.

O mais legal é saber que, com as garras traseiras depiladas (mas ainda presentes), a barata não consegue mais fazer este truque. Então se você for para o ponto 0:40, vai ver as videocassetadas da barata caindo mil vezes em câmera lenta. Os pesquisadores dizem que as patas são apenas parte do truque, e o tamanho do bicho é importante: “animais pequenos se beneficiam das vantagens de uma capacidade de manobra maior”.

Cientistas usaram esta descoberta para desenvolver pequenos robôs que fazem o mesmo, e você confere um deles no final do vídeo (ponto 1:39). A ideia é “fornecer inspiração inicial para desenvolver novas funções para robôs que se movimentam rápido” – é uma forma possível de deixar os robôs melhores do que a gente.

Lagartixas também conseguem fazer o truque, mas perto de baratas, elas são até simpáticas. Baratas são a pior coisa que existe na face da Terra. Desgraçadas. [PlosOne]