Uma equipe de cientistas desenvolveu uma câmera que consegue tirar fotos de coisas atrás de paredes. E sem usar raio-x: se um objeto estiver bloqueado por uma parede, a câmera usa lasers em outra parede para dar uma olhadinha de lado.

Como ela funciona? A câmera está equipada com lasers direcionados a uma parede, que se movem em toda direção procurando algo para atingir. Os lasers não atravessam paredes: eles quicam entre a parede e o objeto até voltarem à câmera.

O modelo oculto (imagem acima, vídeo abaixo) pode ser replicado pela câmera porque os lasers que atingem a parede lateral chegam até o objeto oculto. O objeto então os reflete de volta para a parede, até eles voltarem para a câmera e serem processados por ela. A câmera pega esse reflexo dos lasers e envia os dados para um computador, que então os reúne em um modelo 3D criado quase que instantaneamente (em 15 milionésimos de segundo).

Supreendentemente, não há novidades de física ou magia negra aqui – é só a tecnologia sendo tecnologia. Andres Velten, o autor principal deste estudo, diz: “Não há física nova aqui – os avanços são apenas uma questão de tecnologias de laser, câmera e computador que estão constantemente melhorando”.

De acordo com o USA Today, o modelo 3D do objeto oculto tem cerca de 2,5mm de diferença em relação às medidas reais do objeto oculto. O modelo pode não ser totalmente fiel, mas a forma é correta e o efeito, impressionante. Assista ao vídeo abaixo para vê-lo em ação. [USA Today]