Cientistas inventaram um novo método de baixo custo para criar uma chama de soldagem usando água como único combustível. Chamado de Safeflame, o dispositivo divide a água em oxigênio e hidrogênio, recombinando ambos fora do maçarico para criar fogo. E o único subproduto é água.

No passado, este método era muito caro para ser adotado em massa. O sucesso do Safeflame é conseguir fazer isso a um baixo custo e de forma mais segura do que com o tradicional gás propano e maçarico de acetileno, de acordo com Andrew Ellis, um dos pesquisadores do Safeflame:

Temos uma equipe de químicos trabalhando em novas formulações de membrana, que mostraram aumentos no desempenho do eletrolisador. Também estamos pesquisando catalisadores, tentando reduzir a quantidade de platina e procurando materiais mais baratos que podem ser usados nas células. E esta pesquisa nos levou a uma grande redução no custo do sistema de eletrolisador.

Falando ao Euronews, Ellis disse que o novo sistema foi “desenvolvido para usar uma rede de energia elétrica padrão e água. A água é dividida em hidrogênio e oxigênio e alimenta a tocha onde a chama é produzida, que pode ser usada para solda ou outra aplicação industrial onde a flama é usada. Então é apenas usar água para fazer fogo, basicamente.”

A tocha em si se mantém resfriada durante todo o processo já que, segundo Ellis, “a flama, da forma que está sendo produzida, queima na parte exterior da tocha. E quando você desliga a flama no fim da operação, o maçarico se mantém resfriado, então você pode colocá-lo onde quiser.” No vídeo no Euronews (em inglês), você pode ver um rapaz tocando a ponta da tocha mesmo quando ela está em operação.

MÁGICA.