A China Ontrade chama isto de iPhone 4 Generation Midboard. Nada demais, só que na última vez que eles anunciaram uma parte de um iPhone da próxima geração, eles estavam certos. Um mês depois, o iPhone 3GS apareceu exatamente com essas partes. O que isso quer dizer?

A tela do iPhone 3GS

Vamos rever o que sabemos: quando falamos sobre as partes do iPhone 3GS da China Ontrade pela primeira vez, em maio deste ano, nós achamos que fossem verdadeiros. Como eles não tinham nenhum histórico, nós tratamos a informação como rumor. Potencialmente verdadeiro, mas um rumor. O anúncio do iPhone 3GS iria acontecer em junho, então era lógico que as fábricas já tivessem fabricado partes para o iPhone 2009. Na verdade, foi isso que a China Ontrade disse no site deles:

Esta é grande honra para China Ontrade (HK) chinaontrade.com ser o 1° começado a fornecer partes do iphone 3geração 2009 direto de fábrica

Em junho de 2009, o desmonte do iPhone 3GS real confirmou que as partes da China Ontrade estavam mesmo no aparelho. De alguma forma, o atacadista chinês, que vende partes avulsas para todos os produtos iPod e iPhone, conseguiram peças da próxima geração antes que o produto chegasse às lojas.

Clique para ver a comparação entre as partes de maio e junho de 2009.

Apple iPhone 4ª geração

Agora a China Ontrade está dizendo que esta peça do iPhone pertence à próxima geração do iPhone, que em teoria deve ser lançado em junho ou julho, como os outros iPhones. Se confirmado, isto significa que eles têm uma peça do aparelho cerca de oito meses antes do lançamento do iPhone 2010. Isso parece tempo demais para uma fábrica começar a produzir partes de um novo produto. Como qualquer outra empresa, os produtos da Apple são produzidos no esquema just-in-time para evitar congestionamento de estoques ou para tornar possíveis mudanças de última hora. Não se fabricam as partes com oito meses de antecedência.

Será, então, que um novo iPhone 4 vai aparecer em um mês? Isso parece loucura, e muito improvável. Afinal, sabemos que o Phil Schiller disse que "a linha de produtos para o fim do ano está decidida". Alguns argumentam que isso significa que a linha de produtos está decidida, mas não foi totalmente divulgada ainda. No entanto, por enquanto só podemos especular sobre o sentido real dessas palavras, e sobre o fato que a Apple nos telefonou pra que nós publicássemos uma citação exata.

Alguns podem afirmar que eles têm motivos para apresentar um novo iPhone. Um dos motivos está ganhando força ultimamente, apesar do domínio da Apple no mercado de smartphones nos EUA: o Android, do Google. Mesmo enquanto o executivo-chefe da Apple, Tim Cook, desprezou o Android, dizendo que os celulares com o OS do Google "ainda estão tentando alcançar o primeiro iPhone lançado há dois anos", a atenção da mídia está mudando. Graças à nova leva de celulares com Android 2.0, as pessoas estão começando a ver o Android com outros olhos.

Por enquanto não podemos assumir que isto significa que um novo iPhone já está chegando. Afinal, o 3GS chegou há cinco meses nos EUA (e há dois meses no Brasil). A única coisa que sabemos é que as afirmações da China Ontrade foram verdadeiras no passado, então é lógico assumir que esta é uma parte real do iPhone 4. Mas isso faz pouco sentido, dadas as práticas de fabricação da Apple e o ciclo autoimposto de um ano para lançar um produto novo, então isso poderia ser um golpe de publicidade. Especialmente porque eles dizem que vão publicar fotos reais do produto no website deles.

Há uma última implicação em tudo isso: talvez esta seja a entrada para cartão SIM do "iTablet" da Apple. [China Ontrade]