Está vendo essa máquina da Coca-Cola aí em cima? Se você colocar um copo nela, não sai refrigerante; mas se colocar um smartphone, você recebe internet grátis. Três filiais brasileiras da agência de publicidade Ogilvy & Mather criaram esta máquina, que está instalada no Rio de Janeiro e pode se expandir pelo Brasil.

De acordo com a Ad Age, a máquina – com um Mac e um teclado por dentro – está na loja-conceito da Coca-Cola em um quiosque aberto na praia de Copacabana, Rio de Janeiro. Ela funciona assim:

[U]m usuário de celular segura-o no dispenser em vermelho brilhante, e ele baixa créditos de dados e um navegador da Coca-Cola. Para facilitar, o navegador tem apenas três botões: rádio Coke FM para ouvir música, redes sociais incluindo Facebook e Twitter, e a previsão do tempo (porque estamos em uma praia do Rio de Janeiro). Cada “refil” de dados tem 20 megabytes… Eles podem voltar para mais refis.

A ideia da Coca-Cola para o projeto é ser “algo que conecta a Coca-Cola, dispositivos móveis e o consumidor da classe média”, diz a executiva Adriana Knackfuss. Ela explica que “este é um piloto para nós testarmos a reação do consumidor, e entender qual o papel que a Coca-Cola deveria ter no espaço móvel”.

O projeto será testado durante um mês por 50 jovens cariocas, escolhidos pela operadora Oi; eles usam smartphones Android. Daniel Tartaro, que desenvolveu o projeto na Ogilvy, espera expandir o projeto para outras plataformas e operadoras. E se o projeto der resultado, ele pode surgir em outras cidades do Brasil e em outros mercados emergentes. [Ad Age via Gizmodo US]