Desista de roubar o Wi-Fi do seu vizinho para surfar na internet. Usando materiais baratos do cotidiano, pesquisadores da Escola Pratt de Engenharia da Universidade de Duke desenvolveram um dispositivo que consegue converter sinais micro-ondas, como aqueles usados para transmitir a internet sem uso de fio, em eletricidade usável. Então, no futuro, você poderá usar a rede Wi-Fi do seu vizinho para ter energia elétrica na sua casa.

O dispositivo, que pode ser adaptado para captar energia a partir de qualquer coisa, de roteadores wireless, antenas de celular e até mesmo satélites, aparentemente é tão eficiente quanto painéis solares modernos. E conforme a pesquisa continua, a eficiência deve ser melhorada.

original (23)

Uma explicação técnica completa pode ser encontrada aqui (em inglês), mas as coisas importantes a saber são que funciona, e que suas implicações são surpreendentes. Quando forem miniaturizadas, as células poderão ser colocadas em um telefone celular que consegue se recarregar perpetuamente contanto que você tenha sinal. E a capacidade de captar sinais wireless transmitidos de satélites significa que redes de clima e sensores de monitoramento de clima poderão ser distribuídos para as áreas mais remotas do mundo sem exigir uma fonte de energia. Mas o simples fato desta técnica funcionar já é fantástico por si só. [Duke University Pratt School of Engineering via Gizmag]