Isto não são flores

Estes pequenos objetos se parecem exatamente com flores – essa é a ideia, afinal. Mas na vida real, você nunca seria capaz de vê-los, pois na verdade eles são cristais microscópicos cultivados na superfície de uma lâmina de barbear. As imagens – que chegaram à capa da revista Science desta semana – foram produzidas por […]

Estes pequenos objetos se parecem exatamente com flores – essa é a ideia, afinal. Mas na vida real, você nunca seria capaz de vê-los, pois na verdade eles são cristais microscópicos cultivados na superfície de uma lâmina de barbear.

As imagens – que chegaram à capa da revista Science desta semana – foram produzidas por Wim L. Noorduin, um pós-doutorado na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard. O Motherboard explica como elas foram criadas:

Noorduin e seus colegas dissolveram cloreto de bário (um sal) e silicato de sódio (também conhecido como vidro solúvel) em um copo d’água. O dióxido de carbono do ar se dissolve naturalmente na água, gerando uma reação que forma cristais… e faz surgir uma camada de sílica neles, que os faz crescer.

[O] formato dos cristais pode ser manipulado através de mudanças na solução: um aumento dos níveis de CO2 na água cria estruturas de “folhas largas”. A inversão do gradiente de pH no momento certo pode criar estruturas curvas com babados.

As estruturas resultantes são fotografadas usando microscopia eletrônica de varredura e, em seguida, adiciona-se cor falsa para deixar as estruturas parecendo flores. Isso pode parecer um pouco de trapaça, mas certamente os resultados valem a pena:

micro-flower 2

Veja mais fotos como esta no link a seguir: [Motherboard e Science]

Imagens por Wim L. Noorduin

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas