O tão esperado “novo Galaxy” deve ser anunciado oficialmente em 3 de maio, mas a Samsung já mostrou qual será o processador dentro dele, que parece bastante promissor. Baseado na arquitetura ARM Cortex A9, o novo chip da Samsung – chamado Exynos 4 Quad – terá quatro núcleos rodando a 1,4GHz cada.

Ele substitui os atuais Exynos 4 Dual, e é “compatível pino-a-pino” com os aparelhos já existentes, ou seja: a fabricante pode simplesmente tirar o modelo dual-core e substituí-lo pelo quad-core – ele se encaixa perfeitamente, e tem as mesmas dimensões. Além disso, o novo Exynos 4 Quad usa tecnologia de 32 nanômetros, que ajuda a economizar energia; seus irmãos mais velhos usam 45nm.

E o que o novo chip consegue fazer? A Samsung diz que ele é capaz de reproduzir e gravar vídeo em Full-HD 1080p a 30fps, tem interface para HDMI 1.4 e também vem com poderes de processamento de imagem embutidos – a câmera do celular pode sair ganhando com o novo chip. O processador também promete ser 20% mais eficiente que seu antecessor. No geral, parece que a Samsung tem algo bem promissor nas mãos. [Samsung e release via The Verge]