Quando descobrimos que a Samsung estava fazendo uma versão mini do Galaxy S III, ficamos animados em ter um Android high-end com tela menor… mas não era o caso. Basicamente, ele é um Galaxy S II Lite com uma cara nova.

Se estas informações vazadas forem verdadeiras, parece que algo assim vai acontecer de novo.

Segundo o SamMobile, o Galaxy S4 Mini (GT-i9190) tem um corpo esbelto e uma tela não-enorme de 4,3 polegadas, mas terá especificações bem inferiores se comparado ao Galaxy S4. Que pena.

As especificações do S4 Mini não parecem grande coisa: processador dual-core de 1,6 GHz (em vez do Exynos 5 Octa), e tela com resolução 960×540 e 256ppi (em vez de 441ppi no Galaxy S4). Ele roda Android 4.2.2, mas deve ser lançado em junho ou julho – quando provavelmente o Key Lime Pie já terá sido anunciado.

Galaxy S4, Galaxy S III e Galaxy S4 Mini

Galaxy S4, Galaxy S III e Galaxy S4 Mini

Por que smartphones com telas “normais” não podem ser tão bons quanto os seus irmãos gigantes? E isso não é exclusividade dos Androids: a HTC e a Nokia lançaram Windows Phones top de linha com telas enormes, e modelos menores porém menos parrudos.

Ou seja, você pode ter um smartphone enorme e potente, ou um pequeno e pior. Não existe uma opção high-end e compacta. Claro, às vezes não dá para colocar tanta tecnologia em um corpo menor, e componentes mais rápidos exigem mais bateria – mas não é impossível.

Uma das vantagens de um ecossistema mais aberto é a variedade de opções, mas é uma pena que seja tão difícil encontrar um high-end compacto. [SamMobile via Verge]

Fotos por SamMobile