Você dá o play no vídeo acima, vê um carrinho de controle remoto atarracado e não dá um centavo no que ele é capaz de fazer. Se eu lhe disse que ele dá saltos incríveis, provavelmente desencadearei um ataque de risos. Pode rir, mas continue assistindo ao vídeo.

O Sand Flea está sendo construído pela Boston Dynamics, empresa com vários robôs bacanas no currículo, e tem apoio do Exército Americano. Ele pesa pouco menos de 5 kg e é capaz de realizar saltos fenomenais. Sério, os pulos são muito altos: chegam a 9,14 metros de altura!

Ele tem um giroscópio que estabiliza seus níveis durante os saltos e, de quebra, ajuda a dar uma visão clara da câmera acoplada e a tornar as aterrissagens mais suaves. Aqui tem um PDF contendo as características técnicas do pequeno robô canguru.

Para dar uma noção do feito do pequeno robô, o Jason, do kottke.org, fez um cálculo rápido de proporção. Se um homem de 1,82m tivesse a mesma impulsão do SandFlea, ele saltaria a incríveis 96 metros, ou o equivalente a um prédio de 30 andares. [kottke.org]