Nós gostamos desde o início do HTC HD2, smartphone com Windows Mobile 6.5, e demos atenção para ele mesmo que a HTC não ligue muito pro Brasil. Afinal, além de ter um belo hardware – tela de 4,3″ e processador de 1GHz – e uma customização que torna o Windows Mobile algo utilizável, ele hoje pode rodar até cinco sistemas operacionais: além do WinMo 6.5, ele roda Windows Phone 7, Android, MeeGo e até Ubuntu.

Pois é: com o software desbloqueado para hacks, e interesse da comunidade de desenvolvedores, o HD2 recebeu mais quatro sistemas operacionais, além do seu nativo. No fórum XDA Developers, você pode assistir vídeo do aparelho rodando (e muito bem) o Android 2.3 Gingerbread, além do MeeGo, sistema que deve aparecer em smartphones da Nokia em breve. O MeeGo ainda não chegou lá no HD2 – ou está lento ou parece meio bugado – e a ROM ainda não foi lançada.

Eu não esperava muito do Ubuntu rodando no aparelho: um sistema pra desktops rodando numa telinha de 4,3 polegadas deveria ser um inferno de usar. Mas a adaptação ficou linda – lembrando a versão Netbook Remix do sistema – além de rápida. E dá até para fazer ligações do Ubuntu! O único grande problema na usabilidade, ao que parece, é o teclado virtual bastante impreciso. E o legal é que, assim como o Android, você roda o Ubuntu direto do Windows Mobile: você liga o celular normalmente, ele roda o WinMo 6.5, e depois você abre outro sistema operacional.

E nós já mostramos o HD2 rodando Windows Phone 7 por aqui, mas ver que ele é mais rápido que aparelhos feitos para rodar esse sistema? Isso sim é impressionante!

Se você acha injusto comparar um aparelho da HTC com um da Samsung, saiba que o HD2 também roda Windows Phone 7 mais rápido que o HTC HD7, feito especificamente para esse sistema.

Quase um ano depois do lançamento, o HTC HD2 continua impressionando. Ele não está disponível oficialmente no Brasil: dá pra encontrá-lo por cerca de R$900 no MercadoLivre, ou no eBay por cerca de US$300. Mas qual escolher: o HD2 ou o Nokia N900, que roda Maemo, MeeGo, Ubuntu e Android? [XDA Phone Review e Fórum XDA Developers; valeu Diogo!]