O HTC HD2 pode ser bem antigo – ele foi lançado em novembro de 2009 – mas é até hoje um dos aparelhos preferidos dos hackers, que não querem deixá-lo morrer. A prova disso é o mais novo feito atingido por eles com o dispositivo: conseguiram instalar o Windows RT em um HD2.

Ele foi lançado com o Windows Mobile 6.5 e não recebeu atualização oficial para o Windows Phone 7, mas isso não impediu seus usuários de adaptarem a plataforma ao aparelho.

E não foi só o WP7: o HD2 também roda o MeeGo, Ubuntu, Android (até o Jelly Bean!), Windows Phone 7.5, 7.8 e, recentemente, também passou a rodar o Windows Phone 8 – isso sem contar algumas bizarrices como uma adaptação do Windows XP, do Windows 95 e 98. Tem OS para todos os gostos.

E agora chegou a vez do Windows RT. O usuário @CotullaCode postou fotos no Twitter mostrando como ficou o Windows no HD2, e é possível ver ele rodando a versão tradicional de desktop e a nova interface do sistema operacional também.

Pelos tweets enviados por @CotullaCode, a adaptação não parece ser das melhores: os apps Metro não rodam por causa da limitação da resolução (ele diz que 480×720 não é o suficiente para os apps) e não é possível fazer ligações (não existe um app para isso). Mesmo assim, colocar o Windows RT no HD2 vale pela diversão de ter o sistema da Microsoft para tablets em um smartphone com três anos de vida. [Twitter via The Verge]