_Tecnologia

Estes pequenos blocos eletrônicos podem formar incríveis obras de arte

O menor pedacinho pode se tornar uma coisa muito maior, com uma construção cuidadosa e um pouco de planejamento. O LittleBits — uma ferramenta de miniconstrução incrível que fica em algum lugar entre o Lego e o Arduino, incorporando as melhores partes dos dois — está mostrando seu potencial nas vitrines da MoMA Design Store […]

O menor pedacinho pode se tornar uma coisa muito maior, com uma construção cuidadosa e um pouco de planejamento.

O LittleBits — uma ferramenta de miniconstrução incrível que fica em algum lugar entre o Lego e o Arduino, incorporando as melhores partes dos dois — está mostrando seu potencial nas vitrines da MoMA Design Store este mês.

Nós passamos um tempo com os blocos e seu criador. E não queríamos parar.

Os LittleBits são pequenos módulos eletrônicos independentes que se juntam magneticamente para criar vários tipos de circuitos eletrônicos.

Cada peça é isolada, sem fios expostos, sem conexões que precisam de solda, nada para parafusar. E com aquela caixa de ferramentas de plástico, pontes lógicas, interruptores, sensores de pressão, motores, LEDs e oquemaisvocêquiser, qualquer um — que entenda ou não de eletrônica — pode construir pequenas máquinas incríveis.

Nós falamos com o chefe de design do LittleBits, Jordi Borràs, e um dos designers dos displays, Ryan Dunn, sobre as pesadas estátuas cinéticas e os eletrônicos que as movem. Feitas inteiramente com peças LittleBits, as esculturas em movimento mostram como até pequenos blocos podem se tornar uma coisa muito mais complexa e impressionante, ou como os LittleBits podem sozinhos se encarregar de toda a estrutura tecnológica, deixando o designer apenas com a parte do design. Ou a brincadeira para a criança. Ou a funilaria para o funileiro.

Os displays celebram a introdução do LittleBits na loja do MoMA, onde as pecinhas podem ser compradas em kits variados ou uma a uma. Os displays ficaram à mostra nas vitrines da loja por alguns meses. É provável que você não chegue a construir nada muito grande, mas o potencial está lá, você só tem que querer. E ninguém vai te culpar se você quiser algo em uma escala menor. [LittleBits]

Sair da versão mobile