As pessoas estão loucas para comprar o novo iPhone, o que já causou um caos enorme na pré-venda: os servidores da operadora AT&T e da Apple caíram, teve loja fazendo pré-venda no papel e caneta, os pedidos na pré-compra de alguns usuários foram redirecionados e cobrados de outros, e a AT&T resolveu por fim suspender a pré-venda. Quando o iPhone 4 chegar às lojas dos EUA nesta quinta, a confusão deve continuar.

O iPhone 4 será vendido pelas redes de eletroeletrônicos Best Buy e RadioShack, além de ser vendido no Walmart e, claro, na Apple Store. Só que elas devem ter poucas unidades para atender a demanda.

Segundo a iClarified, a Best Buy terá de 20 a 70 unidades do modelo de 16GB por loja, enquanto o modelo de 32GB deve ser ainda mais raro e os modelos em cor branca podem não estar disponíveis no lançamento. Como nota o site MacLife, parece que o estado de Nova Jersey terá apenas 384 unidades do iPhone 4 disponíveis pela Best Buy – um número ínfimo para os milhares que queriam comprar o aparelho na pré-venda e não conseguiram.

A RadioShack, por sua vez, só terá disponíveis 100.000 unidades do iPhone para vender em suas mais de 4.500 lojas nos EUA, segundo o AppleInsider. A Walmart deve ter um estoque ainda menor. E já tem gente fazendo fila na Apple Store desde semana passada. Junte essa escassez do iPhone ao calor que está fazendo nos EUA agora (lá é verão), e isso é receita para tumulto.

Ah, e os problemas da pré-venda não acabaram. Sim, alguns dos que compraram o aparelho na pré-venda vão recebê-lo já na quarta-feira, mas os aparelhos que seriam enviados dia 2 de julho agora serão enviados dia 14. E a operadora AT&T e a Apple parecem estar cancelando aleatoriamente a pré-venda de várias pessoas, enviando e-mails com as terríveis palavras "Seu pedido do iPhone foi cancelado".

Esta quinta, o Applecalipse tem tudo para acontecer. Na pré-venda, foram 600.000 iPhones vendidos em um só dia. Esse número só não passa de um milhão se não tiver estoque nas lojas: as pessoas estão loucas pelo iPhone 4. [iClarified e AppleInsider]