Hideaki Matsui e Andrew Spitz, estudantes do Instituto de Design e Interação de Copenhague, construíram o Super Angry Birds: um controle de madeira que serve de estilingue, como um projeto para a aula de tecnologia tátil.

O controle simula a sensação de puxar um estilingue. Para criar o feedback tátil, eles adaptaram um “fader” motorizado, um controle deslizante usado em mixagem de áudio.

O controle também usa um chip baseado em Arduino, chamado Music & Motors e desenvolvido no instituto, além de um pouco de programação.

Tudo isso se juntou para criar o controle, que simula um estilingue. Com ele, você controla o conhecido jogo da Rovio. Eles até fizeram uma caixa de TNT para os pássaros que têm habilidade especial: você aciona o TNT, e o pássaro explode/acelera/se divide em três. Sobre este controle USB com force feedback, a dupla escreve que:

Basicamente, nós conseguimos isto desenhando uma curva de força e guardando os valores em uma tabela, e então enviamos a posição atual do slider na mesa, e extraímos o valor para enviar ao motor, que aplica uma força contrária.

O produto final tem um acabamento até que impecável, com atenção aos detalhes. É a prova de que mesmo Angry Birds fica mais legal com feedback tátil. [SoundPlusDesign via GizMag]

Vídeo: