Boa notícia para os usuários de Android: o Evernote comprou o ótimo editor simplificado de imagens Skitch, que antes era um benefício exclusivo do Mac OS X, e a sua primeira atitude foi lançar um app para Android. Mas a notícia também é boa para os donos de Macs, já que no processo o Skitch se tornou completamente gratuito.

O Skitch é um dos aplicativos mais úteis do meu MacBook (tanto é que eu sou um usuário da sua versão completa, que até ontem custava US$ 20 anuais e agora é grátis). É bem rápido abrir alguma imagem nele e fazer um corte ou redimensionamento simples, ou aplicar algum detalhe como um desenho simples, uma seta ou uma palavra diretamente na imagem. Além de engraçadinha, ela pode ser útil, como quando você quer capturar um pedaço da sua tela e apontar onde devem ser feitas alterações em um layout de site, por exemplo (usamos isso aqui no Giz). E o melhor de tudo é que, com uma conta no Skitch.com, você pode fazer upload de qualquer imagem com um clique e já ficar com a URL dela copiada, pronta para ser colada em algum email ou mensagem de chat.

Não se sabe exatamente quais os planos do Evernote para o serviço, mas aparentemente o nome e funcionalidades do site e do programa serão mantidas. Sendo o reconhecimento de texto em imagens um dos mais úteis recursos do Evernote, faz sentido a compra de um software que torna extremamente fácil a adição de um texto simples sobre uma imagem e o upload dela – mas quem sabe o Evernote tenha planos ainda maiores.

Uma versão para iOS do app foi prometida para breve, mas nada foi dito sobre um possível lançamento do Skitch para Windows ou Linux. O app para Android parece ter todas as principais funcionalidades do Skitch desktop, mas voltadas às fotos que você tira no seu celular (os desenvolvedores encorajam usos como tirar fotos de pessoas que você conhece e imediatamente incluir os nomes delas em texto e subir as fotos para o Evernote, onde você depois possa pesquisar por elas pelo nome). Ele é gratuito e você pode baixá-lo neste link, ou no QR Code ao lado. [Evernote Blog via Android Central]