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O futuro botão “não curti” do Facebook não é o que você imagina

Mark Zuckerberg diz que a rede finalmente terá um botão Não Curti - ou algo que nos permita expressar nossos sentimentos e opiniões além do Like.

O mundo esperou mais de uma década para mostrar desprezo no Facebook com um simples clique. Agora, Mark Zuckerberg diz que a rede finalmente terá um botão ‘não curti’ — ou algo que nos permita expressar nossos sentimentos e opiniões além de apenas ‘curtir’.

“Eu acho que as pessoas pedem pelo botão ‘não curti’ há muitos anos. Hoje é um dia especial porque hoje é o dia em que posso dizer que estamos trabalhando nele e vamos entregá-lo”, disse ele durante um evento de perguntas e respostas nos escritórios do Facebook.

Ele explicou que a rede social não queria criar um sistema de votos positivos e negativos igual ao do Reddit. Na verdade, a criação de um botão ‘não curti’ iria contra ao que Zuckerberg disse no ano passado. Também durante sessão de perguntas e respostas, o CEO acreditava que isso não seria algo benéfico:

Algumas pessoas já pediram por um botão “não curti”. Elas querem dizer que algo não é bom, mas não achamos que isso seja bom para o mundo. Então não vamos criar isso. Eu não acho que seja necessário haver um mecanismo de votação no Facebook para decidir se as mensagens são boas ou ruins. Eu não acho que isso seja socialmente valioso ou bom para a comunidade.

Zuckerberg afirmou, no entanto, que pensava em uma forma de mostrar empatia – se um ente querido morre, por exemplo – que não fosse uma curtida ou comentário. “Precisamos descobrir o caminho certo para fazer isso, para que seja uma força para o bem, e não uma força para posts maldosos e humilhantes que algumas pessoas publicam”, disse ele na época.

Conforme Zuckerberg explicou durante o evento de ontem, os usuários não querem negativar uns aos outros, e sim encontrar outras formas de expressar seus sentimentos. Poder expressar que não curtiu um post é um começo. Segundo o Business Insider, Zuckerberg usou a recente crise dos refugiados como exemplo: ninguém quer curtir estes posts, mas, até então, não têm outra escolha. “O que [os usuários] realmente querem é a habilidade de expressar empatia”, disse o CEO de 31 anos. “Nem todo momento é um bom momento”.

Ainda segundo Zuckerberg, a novidade vem sendo trabalhada há algum tempo. Ainda não existe um prazo para entregá-la, mas ele diz que ela chegará em breve. “É surpreendentemente complicado fazer interações que serão simples”, disse.

Com a presença de um botão ‘não curti’, poderemos evitar momentos estranhos e ruins, como dar like no fim do relacionamento de um amigo, ou na morte de um ente querido. É mais um botão ‘sinto muito’ que realmente um “dislike”. [Business Insider]

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